Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49035
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12821]
Metadata
Show full item record
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO ON-LINE SOBRE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES DA REDUÇÃO DE DANOS E DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Alternative title
Teacher Education in an On-line Drug Course: Contributions Artigo Original to Harm Reduction and the Collaborative LearningAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Considerando as dificuldades dos professores para realizar ações educati vas sobre drogas, foi construída e implementada uma formação on-line de
30h sobre educação, drogas e saúde nas escolas, centrada na perspectiva
da Redução de Danos. A formação contou com 51 profissionais da rede de
ensino, principalmente do Rio de Janeiro. Por meio da abordagem dialógica
e fóruns virtuais, o curso privilegiou a aprendizagem colaborativa. A análi se do conteúdo dos fóruns, produzidos durante a formação, revelou o po tencial dessa forma de aprendizagem na compreensão de conceitos sobre
drogas e a troca de experiências entre os cursistas no desenvolvimento de
atividades de intervenção sobre o tema. Depreende-se que as estratégias
colaborativas podem ser utilizadas nas formações on-line e são adequadas
para a construção de espaços de diálogo e aprendizagem entre professo res. Desse modo, podem servir de modelo para outras formações na área
do ensino e/ou saúde.
Abstract
Considering the difficulties of the teachers to carry out educational actions on
drugs, a 30-hours on-line course centered on Harm Reduction was built and
implemented in 2017. The training counted on 51 professionals of the education
network, mainly of Rio de Janeiro. Through the dialogic approach and virtual
forums, the course was based on collaborative learning. The analysis of the
content of the forums, produced during the training, revealed the potential of
this form of learning in the understanding of concepts about drugs. Experiences
among the participants helped to produce educational interventions. It can be
seen that collaborative strategies can be used in on-line training and are suitable
for the construction of spaces for dialogue and learning among teachers. In this
way, they can serve as a model for other training in the area of education and
/ or health.
Share