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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63120
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE: FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIAS
Agradecemos também ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, em especial às suas coordenadoras, por incentivar esta produção e proporcionar as condições concretas para sua realização.
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis. [S. l.].
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis. [S. l.].
Abstract in Portuguese
O livro Tecnologias educacionais para o ensino de Biociências e Saúde – fundamentos e experiências reúne relatos de diversos autores sobre um dos temas mais importantes da atualidade: o modo como as novas tecnologias educacionais estão transformando e mudando a educação e divulgação em ciências do século 21. Nos capítulos iniciais, são apresentados alguns dos fundamentos e referenciais teóricos que dominam o cenário nacional e internacional de trabalhos com tecnologias educacionais, bem como suas aplicações e contextos dentro do ensino de Biociências e Saúde. Temas, como sociedade do conhecimento e Web 2.0, estão conectados à realidade da aplicação das tecnologias educacionais hoje. Os leitores serão introduzidos também ao conceito do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK, em inglês), um dos referenciais teóricos mais citados e utilizados atualmente para formação de professores com o uso de tecnologias. Este livro tem especial atenção à aplicação desse referencial na área do ensino de Ciências e Saúde. Os temas “redes sociais e comunidades virtuais de aprendizagem”, bem como os estudos de Netnografia, também não poderiam ficar de fora. Para finalizar a parte de fundamentos, é apresentado um texto sobre os Museus Virtuais. Os relatos de experiências reúnem diversos estudos de caso e experiências de aplicações das tecnologias educacionais no campo específico Biociências e Saúde, com o objetivo de proporcionar ao leitor um olhar aplicado e factível de implementação dessas novas tecnologias no contexto da educação no Brasil. Alguns relatos também focam descrições e propostas de pesquisa na área. Convidamos você a entrar conosco nesse inovador e desafiante tema da aplicação das tecnologias educacionais no ensino de Ciências e Saúde.
Publisher
Appris
Citation
SALVADOR, Daniel Fábio; SILVA, Marcelo Camacho; ROCHA, Jessica Norberto (org.). Tecnologias educacionais para o ensino de biociências e saúde: fundamentos e experiências. Curitiba: Appris, 2023. 261 p. (Educação tecnologias e transdisciplinaridade).ISBN
978-65-250-4767-6Notes
Este livro é resultado do esforço coletivo de docentes e estudantes comprometidos com a educação brasileira, em especial com o ensino de biociências. A todos esses docentes e estudantes, autores dos capítulos deste livro, nós estendemos nossos mais profundos agradecimentos. Cada contribuição representa um ato singelo de empatia e compromisso com a educação democrática, pública e de qualidade.Agradecemos também ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, em especial às suas coordenadoras, por incentivar esta produção e proporcionar as condições concretas para sua realização.
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