Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57158
Type
BookCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
NÚCLEO EM ENSINO, CULTURA, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: DESAFIOS, INTERFACES, PERSPECTIVAS
Author
Vinholi Júnior, Airton José
Gonçalves, Antônio José da Silva
Sousa, Amanda Castelão
Guilherme, Caroline
Borges, Eduardo Henrique Narciso
Gonçalves, Etinete Nascimento
Silva, Fernanda Sant’Ana Pereira
Longo, Gabriela Rodrigues
Oliveira, Jonathan Gonçalves
Campello, Mauro Mauricio Carneiro
Mendonça, Rafael Riani de
Ferreira, Renata Felix de Oliveira
Santos, Roberta Almeida
Assis, Sheila Soares de
Flor, Tainá de Oliveira
Rizzo, Tamiris Pereira
Trajano, Valéria da Silva
Almeida, Wisley Araujo de Lima
Gonçalves, Antônio José da Silva
Sousa, Amanda Castelão
Guilherme, Caroline
Borges, Eduardo Henrique Narciso
Gonçalves, Etinete Nascimento
Silva, Fernanda Sant’Ana Pereira
Longo, Gabriela Rodrigues
Oliveira, Jonathan Gonçalves
Campello, Mauro Mauricio Carneiro
Mendonça, Rafael Riani de
Ferreira, Renata Felix de Oliveira
Santos, Roberta Almeida
Assis, Sheila Soares de
Flor, Tainá de Oliveira
Rizzo, Tamiris Pereira
Trajano, Valéria da Silva
Almeida, Wisley Araujo de Lima
Affilliation
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós-graduação lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós-graduação lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós-graduação lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós-graduação lato sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Enfermagem. Centro Multidisciplinar. Macaé, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta obra pretende oferecer ao leitor algumas das conexões e interfaces possíveis no ensino para romper com um modelo tradicional, reforçando a necessidade de se priorizar os desafios da educação do presente
século. Conexões entre Cultura e Ciências da Natureza há anos se constitui um desafio para as duas dimensões, que foram dicotomizadas séculos atrás, e nos dias atuais essa separação expõe seus reflexos, com uma
educação fragmentada, descontextualizada, que perdeu a visão do todo.
Share