Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67763
NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de | Date Issued:
2010
Alternative title
Neurosciences and education: a necessary combination in teacher educationAffilliation
Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Ciências Biológicas. Laboratório de Neurociências. Rio Grande, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
O texto aborda a possibilidade de inserção dos significativos avanços da neurociência, como constituintes de saberes disciplinares, nos cursos de formação de professores. Na perspectiva adotada, esses saberes, que fundamentam um saber pedagógico, proporcionam subsídios teóricos para a ação docente, uma vez que a compreensão de como o cérebro funciona permite um melhor entendimento da aprendizagem e o consequente aprimoramento da transposição didática. Como resultado, destaca-se a necessidade de revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, em especial das licenciaturas, indicando como alternativa a inserção de disciplinas, ou a reestruturação de disciplinas já existentes, com vistas a propiciar a interlocução entre neurociência, ensino e aprendizagem.
Abstract
The text discusses the possibility of integrating the significant advances made in neuroscience
as components of disciplinary knowledge in professor
training courses. From the perspective that was adopted,
this knowledge, which underlies a pedagogical knowledge, provides theoretical support for teaching, since
understanding how the brain works allows for a better
understanding of learning and for the consequent
improvement of the didactic transposition. As a result,
there is a need to revise the curricular frameworks of
professor training courses, especially those involved
in issuing teaching degrees, pointing, as an alternative,
to the inclusion of new subjects or to the restructuring
of existing ones, aiming to facilitate dialogue among
neuroscience, teaching, and learning.
Share