Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50628
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
REFLEXÕES SOBRE O ALUNO, O PROFESSOR, A FAMÍLIA E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Pessanha, Juliana Antunes | Date Issued:
2021
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social e emocional. As habilidades e competências, além da criatividade intrínseca a quem possui AH/SD podem contribuir de maneira ímpar para o desenvolvimento da ciência e da sociedade no uso de novas tecnologias, além de propiciar o progresso educacional influenciando o bem-estar e a qualidade de vida com reflexos nas competências socioemocionais de alunos com AH/SD. O objetivo geral deste estudo foi tecer reflexões teóricas sobre os alunos com AH/SD a partir da produção e categorização de textos de divulgação científica sobre o tema. Assim, foram produzidos nove textos de divulgação científica (TDC) a partir de uma pesquisa bibliográfica do estudo que compreendeu o estado do conhecimento sobre AH/SD no período de 1971 a 2013, além de relatos de casos. Os TDCs foram submetidos para apresentação em eventos científicos na área das AH/SD e publicados em anais de eventos ou como capítulos de livros Esses textos foram então agrupados nas classes pré-estabelecidas por tematização, seguindo uma metodologia adaptada a partir das proposições de tematização de Fontoura e Bardin. A partir da análise do contexto de cada um desses textos produzidos, os resultados mostraram que foi possível não só categorizar os textos científicos em quatro temas classificadores, a saber: Ser, Professor, Ensino e Família, mas também gerar uma discussão, a partir do agrupamento dos TDCs, que ressaltou o quanto o processo de reconstrução das relações socioemocionais e afetivas demandam a integração dos alunos, suas famílias, os terapeutas, além dos profissionais das escolas. As reflexões tecidas ressaltaram que: a) a formação dos profissionais das escolas não pode mais ser ignorada e tem que ser cuidada, preferencialmente desde o início de sua formação (calouros), para que os alunos com AH/SD sejam identificados e atendidos em suas singularidades de aprendizagem com competência e qualidade; b) as estratégias envolvendo a abordagem do Ensino de Ciências com os alunos com AH/SD precisam ser mais interessantes, transformando alunos com AH/SD em protagonistas no processo de aprender, buscando conhecimento através de experiências vividas, o que pode evidenciar uma vocação científica; e c) o professor deve exercer o papel de mediador do conhecimento que reconhece a necessidade da parceria entre os pais e a escola, permitindo o desenvolvimento pleno não só das capacidades acadêmicas, mas também das habilidades socioemocionais dos alunos AH/SD De modo geral, o nosso estudo permitiu tecer também importantes reflexões sobre a necessidade do(a): a) atendimento educacional focado nas relações socioemocionais e afetivas do aluno com AH/SD; b) formação docente inicial e continuada em AH/SD; c) desenvolvimento de estratégias de ensino para alunos com AH/SD; e d) apoio aos pais de alunos com AH/SD, tanto na perspectiva do ensino-aprendizagem como, também, socioemocional.
Abstract
The loss of students with high abilities or giftedness (AH/SD) due to school dropout or behavioural disorders due to not meeting their special needs impacts the educational, family, social and emotional areas. The skills and competences, in addition to the intrinsic creativity of those who have AH/SD can contribute in a unique way to the development of science and society in the use of new technologies, in addition to providing educational progress influencing well-being and quality of life with reflections on the socio-emotional skills of students with AH/SD. The general objective of this study was to weave theoretical reflections on students with AH/SD from the production and categorization of scientific popularization texts on the subject. Thus, nine scientific popularization texts (TDC) were produced based on bibliographic research of the study, which included the state of knowledge about AH/SD in the period 1971-2013, in addition to case reports The TDCs were submitted for presentation at scientific events in the field of AH/SD and published in event proceedings or as book chapters. These texts were then grouped into preestablished classes by thematization, following a methodology adapted from Fontoura and Bardin's thematization propositions. From the analysis of the context of each of these texts produced, the results showed that it was possible not only to categorize scientific texts into four classifying themes, namely: Being, Teacher, Teaching and Family, but also to generate a discussion, based on the grouping of DCDs, which highlighted how much the process of rebuilding socio-emotional and affective relationships demand the integration of students, their families, therapists, in addition to school professionals. The reflections made highlighted that: a) the training of professionals in schools can no longer be ignored and must be taken care of, preferably from the beginning of their training (freshmen), so that students with AH/SD are identified and attended to in their singularities of learning with competence and quality; b) the strategies involving the approach of Science Teaching with students with AH/SD need to be more interesting, transforming students with AH/SD into protagonists in the learning process, seeking knowledge through lived experiences, which can demonstrate a scientific vocation ; and c) the teacher must play the role of mediator of knowledge that recognizes the need for partnership between parents and the school, allowing the full development not only of academic abilities, but also of the socioemotional skills of AH/SD students In general, our study also allowed us to make important reflections on the need for: a) educational assistance focused on the socioemotional and affective relationships of the student with AH/SD; b) initial and continuing teacher training in AH/SD; c) development of teaching strategies for students with AH/SD; and d) support for parents of students with AH/SD, both from a teaching-learning and socio-emotional perspective.
Share