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Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: GÊNESE, ANÁLISE E DISCUSSÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO
Formação continuada de professores
Práticas Pedagógicas diversificadas
Sodré, Mariza Sueli Oliveira | Date Issued:
2022
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de escolarização, entende-se que o direito à educação não se restringe ao direito de acessar a escola, mas inclui o direito de aprender com qualidade. Daí a Educação Inclusiva também pressupõe em compromissos pedagógicos, como a aprendizagem vinculada ao processo de humanização. Nesse sentido, para o trato adequado do tema e obtenção de resultados satisfatórios, é importante que os professores recebam orientações sobre metodologias de ensino que os auxiliem no desenvolvimento de práticas pedagógicas alternativas. O objetivo deste estudo é analisar a temática Educação Inclusiva visando a ampliação do conhecimento dos docentes quanto as consequências de uma educação não inclusiva, com o desenvolvimento de estratégias que poderão ser incluídas na prática docente, com reflexão crítica do sistema de ensino, através de um curso para professores do Ensino Fundamental I e II. Para tanto, foi elaborado um curso de extensão em Educação Inclusiva para docentes do ensino básico, em uma parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ) e o Instituto Federal de Educação (IFRJ), campus Mesquita. O curso, com 110 horas de duração, destinou-se a proporcionar aos professores do ensino fundamental conhecimento teórico e prático para atuar no contexto da Educação Inclusiva, aperfeiçoando e desenvolvendo as habilidades diversificadas e necessárias para prática em sala de aula. Em virtude da pandemia do novo Corona Vírus, o curso foi ofertado no ano de 2020 de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. As inscrições foram disponibilizadas pelo site do IFRJ. Contamos com a participação de 50 docentes cursistas. O estudo revelou que, quando priorizamos um curso de formação continuada, com uma abordagem centrada na interação professor-aluno e em seu contexto sociocultural, a partir de uma reflexão crítica da realidade, obtemos resultados satisfatórios quanto a Inclusão escolar, na qual a deficiência não se torna um fator limitante, mas pelo contrário, torna se de extrema importância para uma efetiva aprendizagem de todos os estudantes
Abstract
Discussions about school inclusion involve countless others, not being an isolated process, but with broad implications in the political, cultural, economic and social fields. From the point of view of the schooling process, it is understood that the right to education is not restricted to the right to access school, but includes the right to learn with quality, hence Inclusive Education also presupposes pedagogical commitments, such as linked learning to the humanization process. In this sense, for the proper treatment of the subject and obtaining satisfactory results, it is important that teachers receive guidance on teaching methodologies, which help them in the development of alternative pedagogical practices. The objective of this study is to analyze the theme of Inclusive Education, aiming at expanding the knowledge of teachers about the consequences of a non-inclusive education, with the development of strategies that can be included in teaching practice, with a critical reflection of the education system, through a course for teachers of Elementary School I and II. To this end, an extension course in Inclusive Education was developed for elementary school teachers, in a partnership between the Oswaldo Cruz Institute (FIOCRUZ/RJ) and the Federal Institute of Education (IFRJ), Mesquita campus. The course, lasting 110 hours, was intended to provide elementary school teachers with theoretical and practical knowledge to work in the context of Inclusive Education, improving and developing the diversified skills necessary for classroom practice. Due to the new Corona Virus pandemic, the course was offered in 2020 remotely, with synchronous and asynchronous activities. Applications were made available on the IFRJ website. We count on the participation of 50 course teachers. The study revealed that, when we prioritize a continuing education course, with an approach centered on teacher-student interaction and on its sociocultural context, based on a critical reflection of reality, we obtain satisfactory results in terms of school inclusion, in which disability does not becomes a limiting factor, but on the contrary, it becomes extremely important for an effective learning of all students
Keywords in Portuguese
Educação InclusivaFormação continuada de professores
Práticas Pedagógicas diversificadas
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