Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68954
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
Collections
Metadata
Show full item record
POR ENTRE VÊNUS PALEOLÍTICAS, RUBENS, BOTERO E ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS: O DISCURSO IMAGÉTICO GORDO COMO ALAVANCA DE REPRESENTATIVIDADE E SAÚDE NA ESCOLA
Steffen, Analu | Date Issued:
2024
Alternative title
Through paleolithic venus, Rubens, Botero and contemporary artists: fat imagetic discourse as a lever for representativity and healthAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O preconceito e a discriminação contra os corpos gordos ainda são predominantes na sociedade contemporânea, que enaltece um corpo "sadio", atlético e magro. O gordo é visto como lerdo, propenso a doenças, incapaz, mal consumidor e até mesmo pecador. Um corpo gordo começa a ser vítima de preconceito no seio de sua família, ainda na infância, pois é nessa instituição social que o preconceito aparece, principalmente disfarçado de preocupação e cuidados com a sua saúde. A discriminação e a exclusão vão se perpetuando por todas as fases da vida dos gordos, de diferentes formas e nos mais variados ambientes, mas é na escola que essas manifestações são mais cruéis, pelo elevado tempo de permanência dos estudantes nessa instituição social e pela exclusão em sua estrutura. Assim, questiona-se: COMO A FRUIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DOS CORPOS GORDOS NAS ARTES VISUAIS PODE ATUAR NO RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO DE GORDOS E NÃO GORDOS NA ESCOLA BÁSICA, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES? A pesquisa analisa o discurso imagético gordo através de produções artísticas como processo de produção identitária e saúde na escola básica, partindo de esculturas paleolíticas e de produções de Rubens, Botero e artistas contemporâneos brasileiros, identificando outras possíveis manifestações no universo das Artes Visuais. Também busca mapear a trajetória social do corpo gordo na história, além de refletir sobre as questões de saúde subjacentes à "obesidade". Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como estratégias metodológicas a análise de discurso, a análise documental e a pesquisa-ação. Esta última contando com o desenvolvimento de um laboratório de fruição estética e criação artística com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, produzindo documentos para análise através das produções visuais e depoimentos dos participantes, salientando a importância da percepção dos corpos gordos como CORPORALIDADE DIVERSA e não como DOENÇA no reconhecimento identitário da pessoa gorda, diminuindo os impactos da pressão social sobre os estudantes. Tais ações buscam comprovar que os estudantes, ao se verem reconhecidos em produções artísticas dos mais diversos tempos e espaços consigam – gordos e não gordos – refletir sobre suas identidades, reconhecendo a construção social do corpo como fenômeno cultural.
Abstract
Prejudice and discrimination against the fat body is still a predominant constant in modern society, one which glorifies the lean and athletic, "healthy" body. Overweight people are seen as slow, unable, prone to disease and an example of abnormality. A fat body starts to be a victim of prejudice inside its inner family, still in its childhood, because it’s in this social institution where this prejudice comes forward, especially disguised as concern and health advice. Discrimination and exclusion will continue to be present throughout the fat person’s life phases, in different forms and the most diverse environments, but it is during school that these manifestations are the most cruel, because of the elevated time spent by the students inside this social institution and because of the exclusion experienced in this institution. Therefore, it is questioned: HOW THE POSSESSION OF REPRESENTATION OF FAT BODIES IN VISUAL ARTS CAN ACT IN THE FAT AND NON-FAT PERSON’S IDENTITY RECOGNITION, CONTRIBUTING FOR THE STRENGTHENING OF STUDENT’S HEALTH? The research analyzes the fat imagetic speech through artistic productions as a process of identity production and health in elementary school, starting from paleolithic sculptures and Ruben’s, Botero’s and contemporary Brazilian artist’s productions, identifying other possible manifestations in the world of Visual Arts. Also it aims to map the social trajectory of the fat body throughout history, besides reflecting on "obesity" related health questions. This qualitative research uses the analysis of speech, the documental analysis and the action-research as methodological ways. This last one uses the development of an aesthetic possession and artistic creation lab with students from the final years of elementary school, producing documents for analysis through visual productions and participant’s depositions, emphasizing the importance of the perception of the fat body as DIFFERENCE, not as DISEASE in the identity recognition of the fat person, decreasing the impacts of social pressure over students. Such actions seek proving that students, while being looked at in artistic productions in the most diverse ages and regions, are able – fat and non-fat people – to reflect on their identities, recognising the social construction of the body as a cultural phenomenon.
Share