Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68350
O ENSINO DE GENÉTICA E A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Diniz, Priscilla Guimarães Zanella | Date Issued:
2023
Alternative title
Genetics education and the use of images in basic educationAdvisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No Ensino de Ciências, o ensino de Genética contribui para a formação de jovens com consciência crítica e capacidade de tomar decisões em relação à própria vida, e para a compreensão das próprias diferenças. Alguns autores já demonstraram que este conteúdo recorre bastante a imagens como aliadas à compreensão do tema. A Base Nacional Comum Curricular adotada no Brasil reforça a importância da leitura, com respeito ao texto escrito e às imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama). Por isso, nosso objetivo geral neste trabalho foi compreender a influência das imagens no Ensino de Genética. Para isso, foram realizadas pesquisas (i) com 81 professores de Ciências e Biologia da Educação Básica utilizando questionários; (ii) em 10 livros didáticos de Ciências do 9º ano utilizando metodologia apropriada para categorização das 517 imagens presentes nos conteúdos de genética. Por fim, foi realizada também (iii) uma análise de 50 questões de genética que utilizaram imagens como suporte, dentre 147 questões de genética presentes em 41 provas do Exame Nacional do Ensino Médio segundo sua matriz de referência, bem como a categorização das imagens presentes na mesma. Os resultados foram estruturados em quatro artigos já publicados ou aceitos para publicação, encartados na tese como capítulos. A percepção dos professores guiou nosso trabalho com os livros e as questões de provas. Com o trabalho foi possível verificar que o ensino de Genética se destaca por sua importância na educação, uma vez que é interdisciplinar, conectando-se a diversas áreas do conhecimento, como biologia, química, matemática e ética. Além disso, foi possível perceber que contextualização e a interdisciplinaridade desempenham papéis fundamentais no ensino de Genética, pois fornecem aos estudantes uma compreensão mais profunda e significativa do mundo ao seu redor, preparando-os para o exercício pleno da cidadania. As imagens desempenham um papel crucial no processo de aprendizagem de genética, tornando mais acessível e compreensível um campo que é complexo e abstrato. O uso eficaz do recurso de imagens não apenas cativa a atenção dos alunos, mas também estimula a curiosidade e incentiva uma compreensão mais profunda dos princípios genéticos.
Abstract
In Science Education, the education in Genetics subjects contributes to the formation of young people with critical awareness and the ability to make decisions in relation to their own lives, and to the understanding of their own differences. Some authors have already demonstrated that this content uses images to help understand the topics. The National Common Curricular Base adopted in Brazil reinforces the importance of reading, with respect to written text and static images (photo, painting, drawing, scheme, graph, diagram). Therefore, our general goal in this work was to understand the influence of images in the Genetics education. To this end, research was carried out (i) with 81 Science and Biology teachers in Basic Education using questionnaires; (ii) in ten 9th grade Science textbooks, using an appropriate methodology for categorizing the 517 images present in the genetics content. Finally, (iii) an analysis of 50 genetics questions that used images as support, among 147 genetics questions present in 41 tests of the National High School Examination, according to its reference matrix, as well as the categorization of the images present in the same. The results were structured into four articles already published (3) or accepted for publication (1), included in the thesis as chapters. The teachers' perception guided our work with the books and exam questions. With the work it was possible to verify that the teaching of Genetics stands out for its importance in education, since it is interdisciplinary, connecting to different areas of knowledge, such as biology, chemistry, mathematics and ethics. Furthermore, it was possible to see that contextualization and interdisciplinarity play fundamental roles in the teaching of Genetics, as they provide students with a deeper and more meaningful understanding of the world around them, preparing them for the full exercise of citizenship. Images play a crucial role in the genetics learning process, making a complex and abstract field more accessible and understandable. Effective use of the imagery resource not only captivates students' attention, but also stimulates curiosity and encourages a deeper understanding of genetic principles.
Share