Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67269
CIÊNCIA, ARTE E CIDADANIA: INOVAÇÕES EM ENSINO E SAÚDE EVIDENCIADAS PELA CARTOGRAFIA DE UMA REDE EMERGENTE
Congressos como Assunto
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia
Ensino
Rocha, Rita de Cássia Machado da | Date Issued:
2022
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O que vem em nossa mente quando falamos em rede? Conexões? Agrupamentos sociais que tem algo em comum? Essas perguntas nos conduziram ao aporte de autores que estudam redes, tais como Baran, Downes, Siemens, Lévy, Carvalho, Dias, Allegretti, Santos, Martino, Moreira, Januário, entre outros, para cumprir o objetivo de mapear uma rede emergente de pesquisa, ensino e extensão formada em 11 simpósios ocorridos entre 2002 e 2018, formalizada em 2021: a Rede Ciência, Arte e Cidadania. Os simpósios ocorreram no contexto de configuração do campo acadêmico de Ciência e Arte, que temos estudado. Eles identificaram atores, promoveram e potencializaram encontros, conexões e inovações em ensino e saúde, e nos possibilitaram realizar uma cartografia desse processo. Como metodologia usamos a abordagem quali-quantitativa, com criação de um banco de dados com as edições dos eventos já realizados, levantando os participantes, palestrantes e pesquisadores envolvidos. Cada simpósio apresentou um tema diferente dentro do campo de estudo CienciArte, permitindo um mapeamento temático, e geográfico (onde se situa cada membro da rede). Visualizamos então a formação da rede e suas interações potenciais e construções coletivas, dentre as quais algumas inovações em ensino não formal e formal. A visibilidade dessa rede ocorreu através de um ponto para conexões entre os atores, construído pelo Canal da Rede Ciência, Arte e Cidadania no YouTube, criado em 2017. Foi um meio para o fortalecimento e reconhecimento do campo transdisciplinar emergente que temos chamado como CienciArte, bem como dos atores que nele atuam Nas edições de 2018 e de 2021 dos Simpósio Ciência, Arte e Cidadania, utilizamos também a observação participante, pois a autora esteve imersa na sua produção e organização, registrando e fazendo um diário de campo de cada atividade realizada, como observadora e participante inscrita. A experiência de observação em rede se baseou no referencial teórico relativo ao estudo de redes e interações complexas, e ao estudo do campo CienciArte/ Arteciencia/ ArtScience. A rede identificada tem conexão com várias redes internacionais do campo da ciência cidadã, ponto muito explorado no estágio de doutorado sanduíche, que também foram identificadas e conferem a dimensão internacional do trabalho, já evidenciado antes pelas conexões com outras redes internacionais como LASER, Anilla Cultural e InSpire. Visualizamos o conectivismo expresso no engajamento dos atores nos simpósios, nas inscrições dos participantes e na motivação de sua participação. Apresentamos seis inovações que surgiram no trabalho em rede, com destaque especial para o desenvolvimento da tecnologia social de CienciArte intitulada “Expresso Chagas 21”, que moveu atores da rede para regiões endêmicas levando atividades de ensino e de vigilância em saúde. A Tese foi organizada com uma coletânea de publicações acadêmicas, todas articuladas através da pergunta: o campo acadêmico CienciArte tem maturidade numa rede colaborativa de pesquisa, ensino e extensão? Os resultados apresentados confirmam que sim, e que promovem inovação inclusive no âmbito da divulgação científica do campo de CienciArte, através de plataformas como YouTube e de um site específico da Rede Ciência, Arte e Cidadania. Esta rede, ao longo de sua história, se configurou como um rizoma genealógico por conta de sua estrutura e das inovações que nela brotaram
Abstract
What comes to mind when we talk about networking? Connections? Social groupings that have something in common? These questions led us to the contribution of authors who study networks, such as Baran, Downes, Siemens, Lévy, Carvalho, Dias, Allegretti, Santos, Martino, Moreira, Januário, among others, to fulfill the goal of mapping an emerging network of research, teaching and extension formed by 11 symposia that took place between 2002 and 2018, formalized in 2021: the Science, Art and Citizenship network. The symposia occurred in the context of the configuration of the academic field of ArtScience, which we have been studying. They identified actors, promoted, and potentiated encounters, connections and innovations in education and health, and enabled us to perform a cartography of this process. As the methodology we used a quali-quantitative approach, with the creation of a database with the editions of the events already held, surveying the participants, speakers and researchers involved. Each symposium presented a different theme within the field ArtScience study, allowing a thematic and geographic mapping (where each member of the network is located). We then visualized the formation of the network and its potential interactions and collective constructions, among which some innovations in non-formal and formal education. The visibility of this network occurred through a point for connections between the actors, built by the Science, Art and Citizenship Network YouTube channel, created in 2017. It was a means of strengthening and recognizing the emerging transdisciplinary field that we have called CienciArte, as well as the actors in it In the 2018 and 2021 editions of the Science, Art and Citizenship Symposia, we also used participant observation, as the author was immersed in their production and organization, recording and keeping a field diary of each activity carried out, as an observer and registered participant. The network observation experience was based on the theoretical framework concerning the study of complex networks and interactions, and the study of the CienciArte/ Arteciencia/ ArtScience field. The identified network has connections with several international networks in the field of citizen science, a point much explored in the sandwich doctoral internship, which were also identified and confer the international dimension of the work, already evidenced before by the connections with other international networks such as LASER, Anilla Cultural and InSpire. We visualized the connectivism expressed in the engagement of the actors in the symposia, in the registration of the participants, and in the motivation for their participation. We presented six innovations that emerged from the networking, with a special highlight for the development of the ArtScience social technology entitled "Chagas Express 21", which drove the network actors to endemic regions for education and health surveillance activities. The Thesis was organized as a collection of academic publications, articulated through the question: has the ArtScience academic field matured into a collaborative network of research, education, and extension? The results presented confirm that it does, and that it promotes innovation even in the sphere of scientific dissemination of the ArtScience field, through platforms such as YouTube and a specific site of the Science, Art, and Citizenship Network. Throughout its history this network configured as a genealogical rhizome because of its structure and the innovations that bud out
DeCS
Ciência nas ArtesCongressos como Assunto
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia
Ensino
Share