Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67054
ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁXIS DOCENTE
Metodologias Ativas
Alfabetização Científica
Práticas Epistêmicas
Ciclo Investigativo
Active methodologies
Scientific literacy
Epistemic practices
Investigative cycle
Reis, Larissa Tebaldi dos | Date Issued:
2023
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) consiste em envolver o estudante em situações nas quais ele seja protagonista de seu próprio aprendizado, pensando, falando, lendo e escrevendo, mostrando autonomia e clareza nas ideias expostas. Assim, nos propusemos a investigar essa abordagem aplicada às aulas de biologia do ensino médio no ensino remoto, a partir de distintas metodologias com materiais inovadores construídos à luz da pesquisa baseada em design, e suas contribuições para a práxis docente. Os resultados apresentados nesse trabalho estão organizados na forma de publicações. Ao todo são quatro artigos e três materiais didáticos. O primeiro artigo, tem o levantamento dos trabalhos empíricos sobre o EnCI no Brasil, e como resultado temos que a investigação em biologia difere da química e física por não se concentrar em experimentação e a avaliação dentro dessa abordagem ainda é pouco explorada nas pesquisas. Os demais artigos e materiais didáticos são resultados das avaliações do desenvolvimento de intervenções utilizando o princípio do ciclo investigativo e o contexto pandêmico como eixos comuns. Os resultados revelam que é possível avaliar os estudantes nessa abordagem e que as intervenções têm potencial de gerar engajamento; de fomentar a alfabetização científica através de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação e a investigação; de promover aprendizagem de conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal; de propiciar a criação de material autoral pelos estudantes. Assim, o papel do professor como autoridade social e epistemológica em sala é essencial, através do controle do grau de liberdade intelectual dado aos alunos, dos feedbacks fornecidos, da orientação das discussões e da estruturação das atividades na abordagem investigativa Nesse contexto, identificamos como limitações da pesquisa as dificuldades de conexão de alguns estudantes que diminuiu significativamente a capacidade de participação em discussões, tão essencial ao EnCI. Como perspectivas, vislumbramos a aplicação das intervenções em salas de aula presenciais
Abstract
Inquiry-Based Science Teaching (IBST) consists of involving the student in situations in which he is the protagonist of his own learning, thinking, speaking, reading and writing, showing autonomy and clarity in the ideas exposed. Thus, we propose to investigate this approach applied to high school biology classes, based on different methodologies with innovative materials built in the light of design-based research, and their contributions to teaching praxis. The results presented in this work are organized in the form of publications. Altogether there are four articles and three didactic materials. The first article surveys the empirical works on the EnCI in Brazil, and as a result we have that research in biology differs from chemistry and physics because it does not focus on experimentation and the evaluation within this approach is still little explored in research. The other articles and didactic materials are the result of evaluations of the development of interventions using the principle of the investigative cycle and the pandemic context as common axes. The results reveal that it is possible to evaluate students using this approach and that interventions have the potential to generate engagement; to foster scientific literacy through epistemic practices of science, such as argumentation and investigation; to promote learning of conceptual, procedural and attitudinal content; to encourage the creation of authorial material by students. Thus, the teacher's role as a social and epistemological authority in the classroom is essential, through the control of the degree of freedom given to students, the feedback provided, the guidance of discussions and the structuring of activities in the investigative approach. As limitations of the research are the connection difficulties of some students, which significantly reduced the ability to participate in discussions, so essential to IBST As perspectives, we envisage the application of interventions in face-to-face classrooms
Keywords in Portuguese
Pesquisa Baseada em DesignMetodologias Ativas
Alfabetização Científica
Práticas Epistêmicas
Ciclo Investigativo
Keywords
Design-based researchActive methodologies
Scientific literacy
Epistemic practices
Investigative cycle
Share