Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68351
OS DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES E LICENCIANDOS DE BIOLOGIA EM FERRAMENTAS VIRTUAIS
Docentes
Estudante Universitário
Fóruns de Discussão
Aprendizagem Colaborativa
Aprendizagem Online
Martins, Neusa Helena da Silva Pires | Date Issued:
2023
Alternative title
The challenges of collaborative work between biology teachers and undergraduates in virtual toolsComittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O professor é fundamental para os processos de ensino e de aprendizagem, por isso pensar estratégias para sua formação inicial e continuada é fundamental. A Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) busca compreender como as pessoas podem aprender umas com as outras tendo o computador, em especial a internet, como suporte. Tendo a CSCL como norteadora, este trabalho visa caracterizar os processos de colaboração entre professores em diferentes fases de suas carreiras e licenciandos de Ciências Biológicas em fóruns de discussão e webconferências. O trabalho está divido em quatro estudos. O primeiro se trata de achados surpreendentes num fórum de discussão entre professores e licenciandos sobre nutrição e revelam as percepções dos participantes em relação a saúde nutricional no ambiente escolar. O segundo tem por objetivo avaliar as colaborações em fóruns de discussão entre professores em diferentes fases da carreira docente a fim de avaliar a Zona de Desenvolvimento Proximal do Professor (ZDPP) estabelecidas nessas relações. O terceiro estudo foca nas Habilidades de Aprendizagem Colaborativa ocorridas entre professores em diferentes fases da carreira docente para solução conjunta de casos investigativos. O quarto estudo explora a colaboração entre professores para construção conjunta de um caso investigativo online para o ensino de ciências. Os resultados levantados possibilitam compreender que os fóruns de discussão podem ser além de um espaço de aprendizagem, locais de escuta dos anseios dos docentes e compartilhamento dos desafios de sua prática. Além disso a presença de um tutor é um importante promotor das discussões, mas não atua diretamente na aprendizagem dos participantes, sendo a aprendizagem resultado das trocas realizadas entre os membros. Por fim, observamos que distintas ferramentas virtuais proporcionam o uso de diferentes habilidades de aprendizagem colaborativa.
Abstract
The teacher is fundamental to the teaching-learning process, so thinking about strategies for their initial and continuing education is fundamental. Computationally Supported Collaborative Learning (CSCL) seeks to understand how people can learn from each other with the computer, especially the internet, as a support. With CSCL as a guide, this work aims to characterize the collaboration processes between professors in different phases of their careers and Biological Sciences undergraduates in discussion forums and web conferences. The work is divided into four studies. The first one is about unexpected findings in a discussion forum between teachers and undergraduates about nutrition and reveals the perceptions of the participants in relation to nutritional health in the school environment. The second concentrates on evaluating the collaborations in discussion forums between teachers at different stages of the teaching career in order to evaluate the Zone of Proximal Teacher Development (ZPTD) established in these relationships. The third study focuses on the Collaborative Learning Skills that occur among teachers at different stages of the teaching career for joint solution of investigative cases. The fourth study explores the collaboration between teachers to jointly build an online investigative case for science teaching. The raised results make possible to understand that discussion forums can be, in addition to a learning space, places to listen to teachers' concerns and share the challenges of their practice. Besides, the presence of a tutor is an important discussion promoter, but it does not act directly on the participants’ learning, this being the result of exchanges between members. Finally, we observed that different virtual tools provide the use of different collaborative learning skills.
DeCS
BiologiaDocentes
Estudante Universitário
Fóruns de Discussão
Aprendizagem Colaborativa
Aprendizagem Online
Share