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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68352
EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO MUSEAL: SITUAÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Oliveira, Suellen de | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese teve como objetivo avaliar a educação sexual realizada nos museus e identificar seus desafios e potencialidades. Para isso, foi preciso responder aos seguintes questionamentos: A sexualidade está presente nos museus? Quais são os fatores que influenciam na inclusão ou exclusão de exposições sobre sexualidade nos museus? Os museus devem promover ações educativas? Os museus têm promovido educação sexual? Então, diversas situações vivenciadas pelos museus foram apresentadas, incluindo a história dos pioneiros da educação sexual no Brasil: Museu e Pinacoteca de Educação Sexual do Círculo Brasileiro de Educação Sexual; o trabalho desenvolvido por Victor Stawiarski no Museu Nacional; o desenvolvimento da área temática educação sexual integral do Espaço Ciência Viva e a conquista dos dissidentes sexuais na construção do Museu da Diversidade Sexual. Os dados foram coletados em publicações científicas como artigos, dissertações e teses; publicações na mídia, como reportagens de jornais, conteúdos postados nas redes sociais e sites institucionais; relatórios, e propostas de projetos submetidos pelos museus; visitas técnicas e entrevistas. Conhecer as situações vivenciadas pelos museus permitiu identificar os desafios e potencialidades da educação sexual no contexto museal. Os principais desafios identificados foram: a percepção da equipe gestora, dos curadores e educadores do museu sobre os assuntos relacionados à sexualidade e à educação sexual; o currículo escolar, já que ele influencia na escolha dos temas abordados pelos museus; e a oposição social. Aqueles que ousam enfrentar esses desafios se deparam com inúmeras potencialidades da educação sexual no contexto museal, tais como: oportunizar o acesso à educação sexual integral emancipatória, tendo como base o conhecimento científico e histórico; contribuir para a efetivação dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável, da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning), da formação de educadores e profissionais de saúde; promover o diálogo sobre questões relacionadas à sexualidade e cooperar para a redução do tabu associado às questões relacionadas à sexualidade; dar voz aos dissidentes, recolocando-os na posição de protagonistas da construção da cultura, contestando o direito de ter as suas histórias preservadas e resgatando as suas memórias de luta e resistência; cooperar para a ressignificação de percepções, reduzindo a ignorância e o preconceito, colaborando para a transformação social. Adicionalmente, foi proposto o uso da Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para o desenvolvimento de estratégias de educação em espaços não formais de ensino, para contribuir para a promoção da educação sexual emancipatória. Para exemplificar, foram desenvolvidos e apresentados os seguintes produtos criados à luz desse referencial teórico: a exposição “As superbactérias causadoras da gonorreia”, o aperfeiçoamento da Dinâmica Dançando no Escuro e o Jogo Colonizando, projetados para promover a percepção de risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis. Espero que esta pesquisa possa encorajar os museus a desenvolver estratégias de educação sexual intencionais e emancipatórias, superando os desafios supracitados.
Abstract
The aim of this doctoral dissertation was to evaluate sex education in museums and identify its challenges and potential. For this, it was necessary to answer the following questions: Is sexuality present in museums? What are the factors that influence the inclusion or exclusion of exhibitions on sexuality in museums? Should museums promote educational actions? Have museums promoted sex education? To this end, several situations experienced by museums were presented, including the history of the pioneers of sexual education in Brazil: the Museum and Art Gallery of Sexual Education of the Brazilian Circle of Sexual Education (Museu e Pinacoteca de Educação Sexual do Círculo Brasileiro de Educação Sexual, in Portuguese); the work developed by Victor Stawiarski at the National Museum (Museu Nacional, in Portuguese); the development of the integral sexual education thematic area of Living Science Space (Espaço Ciência Viva, in Portuguese) and the conquest of sexual dissidents in the construction of the Museum of Sexual Diversity (Museu da Diversidade Sexual, in Portuguese). The data were collected from scientific publications such as articles, dissertations and theses; media publications, such as newspaper reports, content posted on social networks and institutional websites; reports and project proposals submitted by museums; technical visits and interviews. Knowing the situations experienced by museums allowed identifying the challenges and potentialities of sex education in the museum context. The main challenges verified were: the perception of the museum’s management team, curators and educators on issues related to sexuality and sex education; the school curriculum, since it influences the choice of topics addressed by museums; and social opposition. Those who dare to face these challenges are faced with numerous potentialities of sexual education in the museum context, such as: providing access to emancipatory comprehensive sex education, based on scientific and historical knowledge; contributing to the realization of human rights, xiii sustainable development, lifelong learning, training of educators and health professionals; promoting dialogue on issues related to sexuality and cooperating to reduce the taboo associated with issues related to sexuality; give voice to dissidents, putting them back in the position of protagonists of the construction of culture, contesting the right to have their history preserved and rescuing their memories of struggle and resistance; cooperate for the resignification of perceptions, reducing ignorance and prejudice, collaborating for social transformation. Additionally, the use of the Meaningful Learning Theory was proposed as a theoretical framework for the development of education strategies in non-formal teaching spaces, to contribute to the promotion of emancipatory sexual education. To exemplify, the following products created in the light of this theoretical framework were developed and presented: the exhibition “The super bacteria that cause gonorrhea”, the improvement of the “Dancing in the Dark” dynamic and the “Colonizing” game, designed to promote the perception of risk of transmission of sexually transmitted infections. Hopefully this research will encourage museums to develop intentional and emancipatory sexual education strategies, overcoming the aforementioned challenges.
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