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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67333
SAÚDE MENTALCRIATIVA: BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOCENTE POR MEIO DE OFICINAS EDUCATIVAS LABORAIS
psicologia
Saúde Mental
Bem-Estar Psicológico
Promoção da Saúde
métodos
Oficina Pedagógica
Santos, Rosane Barreto Ramos dos | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Pensar as múltiplas funções que a escola desempenha não pode restringir nossos olhares ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos no exercício de suas atribuições. É urgente refletir a saúde mental do docente no desenrolar de seus afazeres e de como os emaranhados de situações pelos quais esses profissionais passam no cotidiano de suas ações reverberam em suas práticas laborais. Dessa forma a presente tese procurou responder à seguinte pergunta de partida: Como elaborar alternativas político-pedagógicas que favoreçam o bem-estar psicológico dos professores da Rede FAETEC em seus processos educacionais? e trouxe como hipótese que a saúde de maneira integral dentro das práticas escolares poderia favorecer o bem-estar do professor e, por consequência, as práticas de ensino que este desenvolve. Nesse sentido, a construção de alternativas políticopedagógicas para a promoção da saúde mental de professores da FAETEC por meio de oficinas educativas laborais desenhou-se como objetivo central e urgente na busca por uma escola que preze pelo cuidado integral do indivíduo. Outrossim, fezse relevante embasar a pesquisa em fatores como saúde e doença caminhando de um olhar biomédico para uma saúde integral; seguindo-se da relação do homem e seu trabalho como possível causa de adoecimento e o cenário escolar nesse contexto. A metodologia qualitativa com base na pesquisa-ação contou com as seguintes ações metodológicas: ficha de dados, questionários e entrevistas semiestruturadas. O ciclo das oficinas deu luz à empiria e o questionário pós-teste permitiu sua avaliação. Os resultados apontaram para a necessidade da escola aprofundar/ implementar assuntos voltados para o cuidado com a saúde mental do profissional da educação As narrativas docentes revelaram a essência perdida do fazer pedagógico que perdeu sua identidade em meio a tantos entraves burocráticos. Outrossim, a escassez de tempo e espaços destinados aos reencontros dos docentes cedeu lugar ao isolamento nas salas de aula cercando-os de currículos e conteúdos e o pensamento em sua pouca valorização. Os dados encaminharam a pesquisa ao conceito original: Saúde MentalCriativa propondo que o bem-estar psicológico seja promovido por meio de oficinas impulsionando os sujeitos a se (re)aproximarem e (re)descobrirem por meio do diálogo e da coletividade, a leveza do criar, brincar, compartilhar e apoiar. Dessa forma, a escola pode ser tornar um ambiente de trabalho mais acolhedor, dialógico e saudável
Abstract
Thinking about the multiple functions performed by the school cannot restrict our views on the successful teaching-learning process of students and the effective compliance of teachers in the exercise of their functions. It is urgent to reflect on the teachers’ mental health as they perform their tasks and how the entanglement of situations which the professionals go through in the routine of their actions reverberate on their labor practices. Therefore, the present thesis tries to answer the following investigation question: How to elaborate political-pedagogical alternatives which favor Rede FAETEC teachers’ emotional well-being in their educational processes? and hypothesized that understanding and adopting health in a holistic way inside the school practices could favor teachers’ well-being and thus the learning practices they develop. In this sense, the construction of political-pedagogical alternatives for the promotion of the mental health of FAETEC teachers through labor educational workshops was designed as a central and urgent objective in the search for a school that values the integral care of the individual. Likewise, it was relevant to base the research on factors such as health and illness moving from a biomedical perspective to comprehensive health; followed by the relationship between man and his work as a possible cause of illness and the school scenario in this context. The qualitative methodology based on research-action, featured the following methodological actions: data sheet, questionnaires, and semi-structured interviews. The cycle of workshops conceived the practice, and the post-test questionnaire enabled its evaluation. The results pointed out to the necessity of the school to deepen/ implement topics concerning the professional of education’s mental health The narratives of the teaching staff revealed the lost essence of the pedagogical practice which lost its identity due to so many bureaucratic obstacles. Likewise, the lack of time and spaces destined to teacher’s reunion gave way to the isolations in the classroom surrounding them with content and curriculums and the thought of being depreciated. The data led the research to the original concept: Creative Mental Health, proposed that psychological well-being encourage the individuals to (re)approach and (re)discover, through dialogue and collectivity, the lightness of creating, playing, sharing and supporting. Therefore, school can become a more welcoming, dialogical, and healthy work environment
DeCS
Docentespsicologia
Saúde Mental
Bem-Estar Psicológico
Promoção da Saúde
métodos
Oficina Pedagógica
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