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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68959
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO PEDAGÓGICO EM CITOPATOLOGIA E AVALIAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Cruz, Thiago de Souza | Date Issued:
2024
Alternative title
Development of a gamification process as a strategy for pedagogical support in cytopathology and evaluation according to the self-determination theoryAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O câncer cervical é uma das principais causas de morte em todo o mundo, e sua detecção precoce tem como marco crucial a técnica de Papanicolaou na qual o profissional citotécnico está envolvido. O primeiro curso de formação de citotécnicos no Brasil foi instituído em 1968 por um grupo filantrópico chamado Pioneiras Sociais; com forte tendência tecnicista, centrado no processo e pouco reflexivo. Assim, com a necessidade de implementação de práticas inovadoras para a educação profissional da citopatologia, surge a gamificação, uso de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, como proposta de promover motivação tanto intrínseca como extrínseca. Segundo a teoria da autodeterminação, para alcançar a motivação intrínseca é necessário o desenvolvimento de premissas básicas como competência, autonomia e pertencimento. Objetivo: Analisar segundo a teoria da autodeterminação o desenvolvimento da gamificação como apoio pedagógico em citopatologia. Metodologia: A pesquisa se deu primeiramente com a análise de conteúdo das percepções dos docentes com relação à tendência pedagógica e a necessidade de inserção de ferramentas inovadoras. Posteriormente, uma estratégia de gamificação foi implementada incorporando missões, classificações e recompensas. As experiências dos alunos foram avaliadas usando questionários e análise de conteúdo de respostas abertas através de dois questionários traduzidos da literatura: Motivated Strategies for Learning Questionnaire e Student perceptions on the gamification method, com afirmativas seguidas de escala tipo Likert. Resultados: A percepção dos docentes revelou uma necessidade de inovação e uma sobreposição das tendências tecnicista e tradicional no curso. Com relação a percepção dos discentes com a inserção de gamificação, todos os participantes relataram que a gamificação foi marcante, principalmente pela sensação de engajamento. A frustração, a diversão e a cooperação foram outras unidades de registro que se destacaram. A competição chamou a atenção por constar nas falas tanto como vantagem, na forma de maestria, quanto desvantagem na forma de desmotivação. Conclusão: A implementação do processo de gamificação no ensino da citopatologia se mostrou positiva alcançando motivação intrínseca e extrínseca incentivou a busca por novas informações, refletindo a autonomia e o pertencimento, foi divertido e que deveria se estender em tempo e conteúdo. Pertencimento. Porém, também foi demonstrado preocupação com a competição excessiva e frustração com o desempenho abaixo do esperado, o que mostra a necessidade de um olhar cauteloso com a mecânica a ser utilizada na implementação deste processo.
Abstract
Cervical cancer is one of the leading causes of death worldwide, and its early detection is crucially marked by the Pap smear technique, in which the cytotechnical professional is involved. The first training course for cytotechnologists in Brazil was established in 1968 by a philanthropic group called Pioneiras Sociais; with a strong technical tendency, centered on the process and little reflective. Thus, with the need to implement innovative practices for professional education in cytopathology, gamification emerged, the use of game elements in contexts unrelated to games, as a proposal to promote both intrinsic and extrinsic motivation. According to the theory of self-determination, to achieve intrinsic motivation it is necessary to develop basic goals such as competence, autonomy and belonging. Objective: To analyze, according to the theory of self-determination, the development of gamification as a pedagogical support in cytopathology. Methodology: The research was initially conducted through content analysis of teachers’ perceptions regarding the pedagogical trend and the need to introduce innovative tools. Subsequently, a gamification strategy was innovatively implemented, incorporating missions, classifications, and rewards. Students’ experiences were assessed using questionnaires and content analysis of open-ended responses through two questionnaires translated from the literature: Motivated Strategies for Learning Questionnaire and Student Perceptions on the Gamification Method, with statements followed by a Likert-type scale. Results: Teachers’ perceptions revealed a need for innovation and an overlap of technical and traditional trends in the course. Regarding students’ perceptions of the inclusion of gamification, all participants said that gamification was remarkable, mainly due to the feeling of engagement. Frustration, fun, and cooperation were other recording units that stood out. Competition drew attention because it appeared in the statements both as an advantage, in the form of mastery, and as a disadvantage in the form of demotivation. Conclusion: The implementation of the gamification process in the teaching of cytopathology proved to be positive, achieving intrinsic and extrinsic motivation, encouraging the search for new information, reflecting autonomy and belonging, it was fun and should be extended in time and content. Belonging. However, concern was also demonstrated about excessive competition and frustration with performance below expectations, which shows the need for a cautious look at the mechanics to be used in the implementation of this process.
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