Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69050
O PROENFIS, A SALA DE AULA E O ENSINO DE FÍSICA
Fernandes, Sandro Soares | Date Issued:
2024
Alternative title
Proenfis, the classroom and physics teachingAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nesta tese, investigamos o impacto da participação de professores em um grupo de pesquisa na sua prática em sala de aula. O grupo de pesquisa em foco, denominado Proenfis, oferece um ambiente propício para essa investigação, uma vez que adota uma abordagem que valoriza a pesquisa em Ensino de Física e uma prática pedagógica que tem um olhar direcionado para as demandas da sala de aula. Revisamos alguns projetos de Mestrado realizados nos últimos anos por integrantes do grupo, organizando-os por áreas temáticas da Física, referenciais teóricos, tipos de produtos elaborados e metodologias aplicadas. Usando uma abordagem paradigmática e pesquisa qualitativa com foco na tematização, entrevistamos professores colaboradores do grupo com o objetivo de responder à pergunta central: Há transformações pedagógicas e metodológicas nos professores que participam do grupo de pesquisa Proenfis que modificam o processo de ensino-aprendizagem em suas aulas de Física? Nossos resultados destacam que a vivência colaborativa entre os integrantes do grupo promove mudanças significativas na prática pedagógica dos professores, com implicações positivas no Ensino de Física que é levado para a sala de aula. Isso torna o aprendizado não só mais atraente e com valor para os estudantes, mas também cultiva habilidades fundamentais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. Além disso, observamos que a pesquisa em Ensino alinhada com o que acontece na sala de aula desempenha um papel fundamental na formação de professores mais reflexivos e no desenvolvimento de estudantes mais críticos. Este estudo contribui para o campo da formação de professores de Física, destacando o quanto o Ensino por Investigação e as abordagens com foco em Ciência-Tecnologia-Sociedade podem desempenhar um papel fundamental nesse processo.
Abstract
In this thesis, we investigate the impact of the participation of teachers in a research group on their classroom practice. The research group in focus, called Proenfis, offers a favorable environment for this investigation, since it adopts an approach that values research in the teaching of Physics and a pedagogical practice which has a look directed to the demands of the classroom. We reviewed some Master's projects carried out in recent years, by members of the group, organizing them by thematic areas of Physics, theoretical frameworks, types of elaborated products and applied methodologies. Using a paradigmatic approach and qualitative research focused on thematization, we interviewed collaborating teachers of the group in order to answer the central question: Are there pedagogical and methodological transformations in the teachers who participate in the Proenfis research group that modify the teaching-learning process in their Physics classes? Our results highlight that the collaborative experience among the members of the group promotes significant changes in the pedagogical practice of teachers, with a positive impact on the teaching of Physics that is taken to the classroom. This makes learning not only more attractive and valuable to students, but also cultivates fundamental skills such as critical thinking, problem solving and collaboration. In addition, we observe that teaching research aligned with what happens in the classroom plays a key role in the formation of more reflective teachers and in the development of more critical students. This study contributes to the formation of Physics teacher education, highlighting how much Research Teaching and approaches with a focus on Science-TechnologySociety can play a key role in this process.
Share