Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69028
AS REDES SOCIAIS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: IDENTIFICAÇÃO CRÍTICA DE FAKE NEWS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Santiago, Staelen | Date Issued:
2023
Alternative title
Social media and scientific literacy: critical identification of fake news by university students in times of pandemicAuthor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Profissionais de saúde e estudantes universitários da área da saúde possuem um papel importante no enfrentamento à desinformação. A maneira como falam sobre ciência e entendem a sua importância na disseminação das informações científicas corretas contribui de forma significativa em situações adversas como a pandemia da COVID-19. O novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe consigo um grande volume de informações, mas muitas dessas foram informações falsas, que ficaram conhecidas como fake news. As notícias falsas encontraram nas mídias sociais um campo de fácil disseminação. Partindo desse cenário, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a capacidade de estudantes universitários da área da saúde em identificar e analisar criticamente as fake news relativas à COVID-19 na internet e propor uma oficina que contribuam para a comunicação e letramento científico. Utilizamos a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para abordar o papel educativo das mídias sociais e seu potencial na divulgação de informações de qualidade sobre a pandemia de COVID-19. Para a consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de escopo relacionando publicações que abordaram fake news e a COVID-19. Além disso, foi elaborada uma oficina pedagógica com o intuito de abordar formas de divulgação científica, identificação e análise crítica de notícias falsas junto aos estudantes de graduação em Biomedicina de uma universidade pública do Rio de Janeiro. O público participante da oficina também foi respondente de um questionário composto de duas questões abertas e oito questões fechadas que versavam sobre alfabetização digital em saúde de estudantes universitários. A revisão de escopo acerca da temática fake news e COVID-19 revelou, as principais características das notícias falsas sobre COVID-19, aspectos sobre a apreensão da informação, percepção de risco, literacia em saúde (health literacy) e ações de controle. A análise das respostas dos questionários possibilitou a compreensão das visões dos estudantes a respeito das informações sobre saúde na internet, bem como a identificação de uma preocupação quanto a facilidade na produção de informações, contribuindo para o contexto infodêmico, que possibilitou o debate na oficina realizada sobre o fenômeno das fake news.
Abstract
Health professionals and university students in the health field play a key role in combating misinformation. The way they talk about science and understand its importance in disseminating correct scientific information is fundamental in adverse situations such as the COVID-19 pandemic. The new coronavirus (SARS-CoV-2) brought with it a large volume of information, but much of this was false information, the so-called fake news. Fake news found a field of easy dissemination in social networks. Thus, the research under development has the general objective of analyzing the ability of university students in the health area to identify and critically analyze fake news related to COVID-19 on the internet and propose workshops that contribute to communication and scientific literacy. We use the Science, Technology and Society (STS) perspective to address the educational role of social networks and their potential in disseminating quality information about the COVID-19 pandemic. The study resulted in a scope review, a pedagogical workshop on fake news and ways of disseminating science and the analysis of the critical identification capacity of fake news by undergraduate students in biomedicine at a public university in Rio de Janeiro who participated in the workshop. The scope review on the theme fake news and COVID-19 revealed, in addition to the main characteristics of fake news about COVID19, aspects about the apprehension of information, risk perception, health literacy and control actions. The analysis made it possible to understand the views of the students regarding health information on the Internet, as well as to identify a concern regarding the ease of producing information, contributing to the infodemic context, which enabled the debate in the workshop held on the phenomenon of fake news.
Share