Browsing by Subject "Mídias Sociais"
Now showing items 1-20 of 94
-
AC-Redes semânticas de hashtags: modelo de estudo métrico de informações em saúde em mídias sociais
| Date Issued: 2022As mídias sociais são importantes canais de difusão de informações em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de estudo métrico de informações para minerar temáticas relacionadas à covid-19 no Facebook, ... -
Adolescer com "fibra": a fibrose cística na perspectiva de jovens ativistas digitais
| Date Issued: 2021A presente dissertação tem como foco o lugar ocupado pelos jovens com fibrose cística na vocalização pública de um viver com uma doença rara. A fibrose cística (FC), também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética ... -
Ampliando o site PenseSUS: a implementação de redes sociais como estratégia de interação e debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
| Date Issued: 2018Desenvolver práticas comunicacionais mais coerentes com o ideário do SUS – de forma universal, equitativa, integral, descentralizada, hierarquizada e buscando a participação social. Diante deste desafio, foram criados ... -
Análise da atenção no Twitter aos artigos de 2018 e 2019 com o termo "amazon"
| Date Issued: 2020Nos últimos anos, as mídias sociais têm se tornado parte importante do nosso cotidiano. O Twitter, além de servir como ferramenta para transmitir informação, pode ser utilizado como meio para a divulgação científica. Neste ... -
Análise da implementação das estratégias de comunicação para as ações de testagem e sua vinculação ao tratamento de HIV/aids em homens que fazem sexo com homens em Curitiba
| Date Issued: 2021Há barreiras de acesso enfrentadas por homens gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH) à testagem e ao tratamento de HIV/aids devido a fatores estruturais e simbólicos. Daí, o objetivo do estudo que fundamenta ... -
Análise do processo de enquadramento na construção midiática de doença
| Date Issued: 2012A proposta deste artigo é refletir como a mídia constrói a concepção de doença. Partimos da ideia de que esse significado é criado por um processo de enquadramento, que confere sentidos através de uma interpretação dos ... -
Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
| Date Issued: 2018Com a evolução tecnológica, a internet modificou a forma com as pessoas obtém informações e se comunicam, as propulsoras de interação social na web são as mídias sociais, possibilitando as empresas um meio de se relacionar ... -
Artigos interativos: um estudo de caso sobre nova ferramenta da revista Ciência Hoje
| Date Issued: 2019Este trabalho analisa o uso de uma nova ferramenta de comunicação, o Artigo Interativo – com o intuito de entender como os usuários se relacionaram com essa nova ferramenta de interatividade da Revista Ciência Hoje. Para ... -
Ativismo online e saúde: um estudo de movimentos sociais em Salvador
| Date Issued: 2019Este estudo tem como objetivo analisar as formas de ação política de movimentos sociais, que atuam na defesa do direito à saúde em Salvador, e que utilizam as mídias sociais na conformação de seu ativismo. Para tanto, ... -
Biblioteca Virtual em Saúde – Saúde Pública Brasil (BVS-SP Brasil): um estudo de usabilidade a partir dos usuários do Facebook
| Date Issued: 2021O Portal da Biblioteca Virtual em Saúde \2013 Saúde Pública Brasil (BVS-SP Brasil) encontra-se em (http://saudepublica.bvs.br/), é uma biblioteca virtual destinada a promover a literatura científico-tecnológica da América ... -
Blogues científicos em língua portuguesa e sua atuação na interface entre a academia e a sociedade
| Date Issued: 2018Com base nos referenciais teóricos que conceituam e caracterizam blogs, buscouse compreender seu papel no âmbito da comunicação da ciência e a sua importância na formação da cultura científica na sociedade contemporânea. ... -
Boatos sobre Zika via Whatsapp: uma análise das narrativas durante a epidemia de 2015/2016
| Date Issued: 2018Um traço marcante da epidemia de zika de 2015/2016 foi a ampla circulação na internet de narrativas que contrariavam as explicações oficiais. Os denominados boatos virtuais, relevantes na construção social da epidemia, ... -
Buscando e divulgando informações sobre plantas medicinais: uma análise de conteúdo de grupos do Facebook
| Date Issued: 2019No Brasil, observa-se um crescente movimento de busca e divulgação de informações sobre saúde e bem-estar nos meios virtuais, especialmente em redes sociais, que se apresentam como importantes espaços de comunicação para ... -
Câncer de mama e visibilidade: narrativas autobiográficas no Facebook
| Date Issued: 2019O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção de narrativas autobiográficas de mulheres com câncer de mama no Facebook e compreender os sentidos da doença por elas atribuídos, tendo em vista o contexto ... -
Câncer de mama e visibilidade: narrativas autobiográficas no Facebook
| Date Issued: 2018A estimativa do câncer de mama é de 59.700 mil novos casos, o que demonstra a relevância de pesquisas no campo da comunicação e saúde. Esta vivência marca uma ruptura na vida da mulher, o que demanda novas formas de agir ... -
Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends
| Date Issued: 2020Este trabalho objetivou descrever e analisar conteúdos de notícias associadas a ciclos de buscas ao Google ligados a 8 tipos de dieta: a cetogênica; da lua; da proteína; da sopa; detox; dos pontos; paleo; e Dukan. Estas ... -
Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter
| Date Issued: 2021O objetivo deste trabalho é analisar a discussão sobre a ciência, seu papel e funcionamento, no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Foi realizado um estudo da repercussão no Twitter das decisões da Organização ... -
Ciência em rede: o potencial dos periódicos científicos para divulgação no Facebook e educação
| Date Issued: 2019O uso da internet e das mídias sociais está extremamente presente na realidade das pessoas no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, só no Facebook, existem mais de 100 milhões de contas ativas, mais de 70% dos usuários de ... -
Competência em informação como possível solução para minimizar o efeito das fake News
| Date Issued: 2019Recebemos, produzimos e compartilhamos informação a todo instante no mundo virtual, fortalecemos laços afetivos com familiares e amigos, além da possibilidade de criarmos novos laços com novas pessoas. As mídias sociais ... -
A comunicação da sociedade civil do setor saúde: assimetrias institucionais e capacidades intrínsecas na produção de informação alternativa
| Date Issued: 2020Fruto de implicações profissionais e sociais, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar elementos e/ou aspectos que organizem uma resposta racional sobre as diferenças entre o trabalho de comunicação das entidades ...