Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69034
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade09 Indústria, inovação e infraestrutura
17 Parcerias e meios de implementação
Collections
Metadata
Show full item record
A RELAÇÃO CIÊNCIA & ARTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silva, Jeane Viegas | Date Issued:
2021
Alternative title
The relationship between science and art in secondary school art textbooksAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A busca pela junção da ciência e da arte com vistas à criação de um novo campo interdisciplinar denominado de "Artscience", "Arteciencia" ou "CienciArte" vem crescendo ao longo das décadas. Estudiosos têm se debruçado sobre o assunto, de modo que essa junção não ocorra de forma aleatória, excludente ou que venha a enfraquecer as potencialidades de desenvolvimento tanto da arte quanto da ciência. Mas almejam que a partir dessa união, ambas possam se fortalecer em suas especificidades, por meio de uma contribuição recíproca. Como o ensino brasileiro é pautado no livro didático, neste estudo foi abordado a questão sobre como se estabelece a relação entre a arte e a ciência nos livros didáticos de artes do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, em 2018 Com base no pressuposto de que artistas e cientistas desenvolvem categorias cognitivas similares nas suas produções. Para responder à questão desenhamos estudo bibliográfico, pois foi utilizado como fonte de pesquisa o livro didático e de cunho qualitativo, cujo objetivo foi compreender como a relação ciência e arte se estabelece nos livros de arte do ensino médio da educação básica aprovados pelo Programa, em 2018, contribuindo com a literatura ciência e arte no campo do ensino. O objeto de estudo foram os textos e imagens relacionados a essa junção nos livros didáticos. O referencial teórico utilizado nesse estudo foi Root-Bernstein & Root-Bernstein com as treze categorias cognitivas, descritas na obra Centelhas de Gênio: como pensam as pessoas mais criativas do mundo. A fonte de pesquisa foram dois livros didáticos de artes: (i) 'Arte por Toda Parte', que dentre as suas 466 ilustrações artísticas, 77 apresentavam a relação ciência e arte (ii) 'Arte de Perto', que apresentou no seu bojo 117 ilustrações artísticas relacionadas com ciência e arte. No livro 'Arte Por Toda Parte' os autores utilizaram as treze categorias cognitivas propostas por nossos referenciais nas conexões entre ciência e arte apresentadas no livro. Já no livro Arte por toda parte foi identificado boa parte dessas categorias, mas não a sua totalidade, o que pode ser devido a forma mais compacta de apresentação do conteúdo aos leitores, ou seja, em blocos de conteúdo. No entanto, essa forma de apresentação demonstra claramente a conexão entre temas e imagens. Ademais, foi evidenciado que os objetivos básicos para sintetizar a educação, proposto pelo referencial teórico foram contemplados, principalmente, no livro ‘Arte Por Toda Parte’, com criação de novas invenções, pelos estudantes, a partir de velhas criações, exploração dos sentimentos e emoções corporais dos estudantes. Os autores dos dois livros equipararam a ciência e a arte, demonstrando que as duas abarcam conhecimentos como métodos, habilidades, filosofias, dentre outros. Assim como demonstraram que pode haver conexões entre a arte e uma gama considerável de disciplinas. Exploraram experiências bem sucedidas de cientistas e artistas, enfatizando o valor da observação nos diferentes campos do conhecimento. Enfim, as conexões entre ciência e arte foram bem exploradas e podem proporcionar um caminho a ser seguido por autores de livros didáticos de diferentes componentes curriculares da educação básica.
Abstract
The search for joining science and art with a view to creating a new interdisciplinary field called "Artscience", "Arteciencia" or "CienciArte" has been growing over the decades. Scholars have focused on the subject, so that this junction does not occur in a random, exclusive way or that it will weaken the potential for development of both art and science. But they hope that from this union, both can be strengthened in their specificities, through a reciprocal contribution. As Brazilian education is based on textbooks, this study addressed the question of how the relationship between art and science is established in high school art textbooks approved by the National Textbook Program in 2018 Based on the assumption that artists and scientists develop similar cognitive categories in their productions. To answer the question, we designed a bibliographic study, as the qualitative and qualitative textbook was used as a source of research, whose objective was to understand how the relationship between science and art is established in the secondary education art books approved by the Program, in 2018, contributing to science and art literature in the field of education. The object of study were texts and images related to this junction in textbooks. The theoretical framework was the thirteen cognitive categories of Root-Bernstein & Root-Bernstein, described in the book Sparks of Genius: how the most creative people in the world think. The research source was two art textbooks: (i) 'Arte por Toda Parte', which among its 466 artistic illustrations, 77 presented the relationship between science and art (ii) 'Arte de Perto', which was presented in its midst 117 artistic illustrations related to science and art. In the book 'Arte Por Toda Parte', the authors used the thirteen cognitive categories proposed by our references in the connections between science and art presented in the book. In the book Art Everywhere, a good part of these categories were identified, but not all of them, which may be due to the way in which the content is presented to readers, which occurred in a more compact way, that is, in content blocks. However, this form of presentation clearly demonstrates the connection between themes and images. Furthermore, it was evidenced that the basic objectives to synthesize education, proposed by the theoretical framework, were covered mainly in the book 'Arte Por Toda Parte', with the creation of new inventions, by students, from old creations, exploration of feelings and students' bodily emotions. The authors of the two books equated science and art, demonstrating that both encompass knowledge such as methods, techniques, skills, philosophies, among others. Just as they demonstrated that there can be connections between art and a considerable range of disciplines. They explored the successful experiences of scientists and artists, emphasizing the value of observation in different fields of knowledge. Finally, the connections between science and art were well explored and can provide a path to be followed by textbook authors from different curricular components of basic education.
Share