Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69117
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
À LUZ DA EVOLUÇÃO: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DAS COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PNLD 2021
Marçal, Isabela Ferraz | Date Issued:
2023
Alternative title
In the light of evolution: an analysis of the content of genetics in textbooks of natural sciences collections at PNLD 2021Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A legislação que rege o Ensino Médio estabelece a vigência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com descrição de habilidades específicas para os estudantes, não só relacionadas à sua formação, mas também aos conteúdos estudados. Alinhado a tal documento está o Novo Ensino Médio, que oferece opções de itinerários formativos que podem proporcionar certo grau de escolha acerca de seus próprios currículos. Nesse contexto, os livros didáticos seguem o novo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de 2021, programa que regula os livros didáticos do ensino médio. Em concordância com essas mudanças, a biologia se integra à química e à física, formando a área interdisciplinar das Ciências da Natureza e suas tecnologias. Contemplados por essa área abrangente estão, assim, os conteúdos de genética e as concepções de evolução biológica, cujos ensinos são frequentemente permeados de desafios. Trazendo a perspectiva evolutiva da biologia baseada sobretudo nos referenciais de Ernst Mayr, a pesquisa se pautou na seguinte pergunta de investigação: "Que potencialidades têm os livros didáticos do PNLD 2021 para o ensino médio sobre a abordagem da genética em uma perspectiva evolutiva?". O objetivo geral da pesquisa foi analisar o conteúdo de genética à luz da perspectiva evolutiva em livros didáticos de todas as sete coleções do PNLD 2021. Na primeira fase da coleta de dados foram definidos os livros de Ciências da Natureza que continham unidades temáticas de genética, para delimitação do material de análise. Na segunda fase foram identificados conteúdos, através de textos e imagens presentes nas unidades de genética, que apresentassem potencial alinhamento com a perspectiva evolutiva, possibilitando a emersão de temas a partir de um roteiro de tematização. O potencial de alinhamento foi definido através da adequação das ideias apresentadas nos livros a conceitos estruturantes indicados nos referenciais teóricos. Por fim, na terceira fase foram avaliadas as abordagens feitas nos livros didáticos, a partir do referencial teórico relacionado à perspectiva evolutiva. Foram selecionados sete livros que continham unidades relativas à genética, sendo um de cada coleção submetida ao PNLD 2021. Foram extraídas e analisadas, ao total, 149 unidades de contexto que continham abordagens à luz da perspectiva evolutiva, sendo alocadas em cinco temas emergidos, relacionados a: mudanças nas frequências de variações nas populações (tema 1), compartilhamento de ancestrais comuns (tema 2), filogenia por narrativas históricas (tema 3), origem, diversidade e adaptações por seleção natural (tema 4), e impactos em fatores evolutivos por influência humana (tema 5). Ao final das análises, foi possível constatar que a perspectiva evolutiva se faz mais presente nos temas de 1, 2, 3 e 4, e ainda há grande potencial para se estruturar certas abordagens de genética à luz da biologia evolucionista a partir dos conceitos focados pelo tema 5.
Abstract
The legislation that regulates secondary education in Brazil puts the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) in effect, which outlines specific intended skills to students, both related to their education and to the subjects studied. The New Secondary School is in accordance with this document, offering the students different options for formative itineraries, which gives them some degree of choice about their curricula. In this context, textbooks now follow the new PNLD 2021 (National Textbook and Didactics Program), which regulates high school textbooks. Following these changes, biology integrates itself with chemistry and physics, forming the interdisciplinary area of Natural Sciences and its technologies. The subject of genetics and the concepts of biological evolution, which are often challenging to teach, are thus included in this area. Taking into account the evolutionary perspective of biology based mainly on the references of Ernst Mayr, this research aims to answer the following question: "What potential do the PNLD 2021 textbooks have for high school on approaching genetics from an evolutionary perspective?". The general objective of the research consists of analyzing the genetics content in light of the evolutionary perspective in textbooks of all seven collections of the PNLD 2021. In the first phase of the data collect, the Natural Sciences books that contained thematic units about genetics were selected, in order to delimit the material for analysis. In the second phase, contents were identified, through texts and images contained in the genetics units, that presented potential alignment with the evolutionary perspective, enabling the emergence of themes from a thematization script. The alignment potential was defined through the adequacy of the ideas presented in the books to the structuring concepts indicated in the theoretical references. Finally, in the third phase, the approaches employed in the textbooks were evaluated, based on the theoretical references related to the evolutionary perspective. Seven books containing units related to genetics were selected, one from each collection submitted to the PNLD 2021. From these books, a total of 149 context units under approaches from an evolutionary perspective were extracted and analyzed, being allocated into five emerging themes, related to: changes in the frequencies of variations in populations (theme 1), sharing of common ancestors (theme 2 ), phylogeny through historical narratives (theme 3), origin, diversity and adaptations through natural selection (theme 4), and impacts on evolutionary factors through human influence (theme 5). At the end of the analyses, it was possible to verify that the evolutionary perspective is more present in themes 1, 2, 3 and 4, and there is still great potential to structure certain genetic approaches in the light of evolutionary biology based on the concepts focused on theme 5.
Share