Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69023
ENSINO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NAS MÍDIAS DIGITAIS: ANÁLISE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Educação em Saúde Ambiental
Comunicação e Divulgação Científica
Mídias Sociais
Aquecimento Global
Barros, Brenno Gomes de | Date Issued:
2024
Alternative title
Teaching about climate change in digital media: analysis and scientific communicationAuthor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As mudanças climáticas causadas pelo avanço tecnológico e pelo modelo capitalista vigente estão tornando eventos extremos cada vez mais frequentes. Dessa forma, a presente pesquisa teve como principal objetivo analisar o ensino e a divulgação científica sobre mudanças climáticas nas mídias sociais no período de 16 anos, baseado nos pressupostos da Educação Ambiental Crítica. Foram selecionados 40 vídeos dos canais brasileiros mais visualizados no YouTube que abordam mudanças climáticas, entre junho e dezembro de 2022. A pesquisa foi conduzida de forma imparcial, utilizando uma aba anônima no Google Chrome, com as palavras-chave "Mudanças Climáticas" e "Aquecimento Global", e filtrando os resultados por contagem de visualizações, resultando em 20 vídeos para cada palavra-chave, publicados entre 2006 e 2022. Os resultados da análise de conteúdo em mídias sociais direcionaram a criação de roteiros para vídeos de apoio ao Ensino de Ciências, publicados no Canal Jovem Cientista e na Plataforma CHA para Educadores, alinhados com suas missões específicas. Foram produzidos seis vídeos, adaptados para Instagram, Tiktok e Youtube, abordando diversos temas. Para avaliar os resultados dos vídeos, foram utilizados parâmetros netnográficos e Análise de Discurso Mediada por Computador (ADMC). Professores inscritos na Plataforma CHA para Educadores foram convidados a avaliar os materiais de apoio por meio de um questionário. Os dados revelaram predominância de formatos como Reportagem/Documentário, Vídeos Educacionais e Divulgação Científica nas plataformas, com a categoria de Opinião não-fundamentada e Vídeos institucionais sendo propensa a informações falsas sobre mudanças climáticas. A análise revela que 25% dos vídeos mencionam o metano como causador de efeito estufa, destes 5% associam sua origem ao agronegócio e à poluição antrópica. Além disso, termos como "Aquecimento Global" e "Mudanças Climáticas" são usados de forma intercambiável, e três categorias de negacionismo climático foram identificadas nos vídeos analisados. Dos vídeos produzidos para esse trabalho, o vídeo "Frio intenso e aquecimento global: o que a ciência tem a dizer sobre isso?" obteve maior alcance com 13.388 visualizações e 626 curtidas. Conclui-se que as metodologias de criação e análise do conteúdo desenvolvidas nesta dissertação proporcionaram dados substanciais para a produção de vídeos educativos sobre mudanças climáticas nas mídias sociais. A pesquisa destaca a importância da Divulgação Científica como um elemento essencial para a sobrevivência e avanço da pesquisa científica, enfatizando a necessidade de promover o conhecimento científico para empoderar a sociedade diante dos desafios ambientais e torná-la mais resiliente às mudanças climáticas.
Abstract
Climate change caused by technological advances and the current capitalist model are making extreme events increasingly frequent. Therefore, the main objective of this research was to analyze teaching and scientific dissemination about climate change on social media over a period of 16 years, based on the assumptions of Critical Environmental Education. 40 videos were selected from the most viewed Brazilian channels on YouTube that address climate change, between June and December 2022. The research was conducted impartially, using an anonymous tab on Google Chrome, with the keywords "Climate Change" and "Global Warming", and filtering the results by view count, resulting in 20 videos for each keyword, published between 2006 and 2022. The results of the content analysis on social media guided the creation of scripts for videos to support the Teaching of Sciences, published on the "Canal Jovem Cientista" platforms and the "Plataforma CHA para Educadores", aligned with their specific missions. Two video formats were produced, adapted for each platform, respectively, Instagram, Tiktok and Youtube, totaling six videos covering different topics. As tools to evaluate the post-application results of the videos, netnographic parameters were analyzed and Computer Mediated Discourse Analysis (ADMC) was carried out to evaluate the online interactions of the target audience. Teachers registered on the CHA Platform for Educators were invited to evaluate the teaching support materials generated by the research through a questionnaire. The data indicates that the Report/Documentary, Educational Videos and Scientific Dissemination formats are predominant on the platform. The category most prone to false information about climate change is the Unfounded Opinion and Institutional Videos type, which, in some cases, defend natural causes and benefits of the increase in CO2. The analysis reveals that 25% of the videos mention methane as a cause of the greenhouse effect, of which 5% associate its origin with agribusiness and anthropogenic pollution. Furthermore, terms such as "Global Warming" and "Climate Change" are used interchangeably, and three categories of climate denialism were identified in the videos analyzed. Of the videos produced for this work, the video "Intense cold and global warming: what does science have to say about it?" had greater reach with 13,388 views and 626 likes. It is concluded that the content creation and analysis methodologies developed in this dissertation proved to be robust - providing substantial data for the production of educational videos about climate change on social media. The research highlights the importance of Scientific Dissemination as an essential element for the survival and advancement of scientific research, emphasizing the need to promote scientific knowledge to empower society to face environmental challenges and make it more resilient to climate change.
DeCS
Mudança ClimáticaEducação em Saúde Ambiental
Comunicação e Divulgação Científica
Mídias Sociais
Aquecimento Global
Share