Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65629
AUTONOMIA PARA ENSINAR E CRIAR: A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Dialogicidade
CTS/CTSA
Inclusão
Ludicidade
Daher, Cynthia Torres | Date Issued:
2022
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos uma pesquisa acerca da formação de professores com objetivo de avaliar as oficinas de produção de materiais didáticos, desenvolvidas no componente curricular de ‘Instrumentação para o Ensino de Ciências’ dos cursos de Licenciatura em Química do Ifes, como espaço de estímulo à efetivação da Prática como Componente Curricular como práxis dialógica e autônoma. Foi realizada análise documental dos planos de ensino e dos roteiros de orientação das oficinas; relato descritivo da atividade, no contexto institucional e histórico, e análise de conteúdo das entrevistas com formadores e das respostas do questionário discente. A discussão foi feita a partir da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, da valorização dos saberes da experiência com base em Nóvoa e Tardif e da epistemologia da prática, também, a partir de Tardif. Resultados do estudo documental apontaram estímulo legal e teórico-metodológico à prática como componente curricular. Já a avaliação das oficinas no contexto institucional apontou favorecimento ao diálogo entre teoria e prática, entre diferentes saberes e entre educação superior e educação básica. Apontou ainda desafios na criação de repositório dos materiais didáticos e na correção de erros conceituais identificados em alguns produtos. Os participantes avaliaram a atividade como espaço de estímulo à formação inicial dialógica, autônoma, criativa, lúdica e mais inclusiva quanto ao público-alvo da Educação Especial A Prática como componente curricular foi identificada em distintos momentos da atividade, especialmente, nos registros dos discentes ao abordarem a validação e a divulgação do material didático. A abordagem do ensino, inspirada nos pressupostos dos estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, requer aprimoramento no sentido de ser vivenciada mais como uma cultura CTS/CTSA do que como uma técnica de inserção de saberes científicos “cotidianizados”. A busca por favorecer uma formação mais sintonizada com postura político-consciente-intencional, em que a prática como componente curricular seja vivenciada como práxis, impulsionou ajustes teórico-metodológicos nas oficinas e planejamento de novas ações, dentre elas, a de um projeto de extensão configurado como espaço, também, de ensino e de pesquisa que venha a contribuir para a construção de identidades docentes fundamentadas em uma epistemologia reflexiva da prática
Abstract
Involving undergraduates and their professors in investigating scenarios of their own teaching strengthens the training tuned with the transforming attitude of reality by integrating theory and practice. In this thesis we present a research about the training of teachers with the goal of assessing the production of learning materials’ workshops, developed in the curricular component of ‘Instruments for the Science Teaching’ from the Ifes’ undergraduate Chemistry courses, as a space of stimulus to the effectiveness of Practices as a Curricular Component, as a dialogical and autonomous praxis. The documents of lesson plans and the workshop orientation guidelines were analyzed; the descriptive reports of the activity in institutional and historical context were also analyzed, as well as the interviews’ content with trainers and the answers from the students’ survey. The debate was based on the Liberating Pedagogy by Paulo Freire, on the valorization of the knowledge of experience by Nóvoa and Tardif and the epistemology of praxis, also by Tardiff. The results of the documental study pointed out the legal and theoretical-methodological stimulus to the practice as a curricular component. The workshops’ assessments in the institutional context pointed out to favoring the conversation between theory and practice, between different areas of knowledge and between higher and elementary education. They also pointed out the challenges in creating a repository for the teaching materials and correcting conceptual mistakes identified in some products. The participants assessed the activity as a space of stimulus to the dialogical, autonomous, creative, ludic and more inclusive initial training regarding the target audience of Special Education The Practice as curricular component was identified in different moments during the activity, especially, in the students’ reports while approaching the validation and dissemination of the teaching material. The teaching approach inspired by the assumptions of the Science, Technology, Society and Environment studies requires improvement in the sense of being experienced more as a CTS/CTSA culture than as a technique for inserting trivialized scientific knowledge. The search to favor a more attuned training with the intentional political aware attitude in which the practice as a curricular component is experienced as praxis has driven the methodological and theoretical adjustments in the workshops and the planning of new actions, among them, an extension project developed also as a space of teaching and research that contributes to the construction of teaching identities based on the reflective epistemology of practice
Keywords in Portuguese
Prática como Componente CurricularDialogicidade
CTS/CTSA
Inclusão
Ludicidade
Share