Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44251
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
CIDADANIA AMBIENTAL EM CENAS: FUNDAMENTOS PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DA FICÇÃO AO MUNDO EMPÍRICO
Participação da Comunidade
Ciência Ambiental / educação
Obra de Ficção
Obra de Ficção
Participação da Comunidade
Ciência Ambiental
Obra de Ficção
Materiais de Ensino
Silva, Madalena de Mello e | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o desenvolvimento da atual pesquisa, que tem por objetivo construir uma Proposta de Ensino que contextualiza temas socioambientais em filmes, no intuito de viabilizar a dinamização de atividades no ensino de ciências, com abertura para a interdisciplinaridade de forma crítica e criativa. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo com elementos da abordagem DBR (Design Based Research) como inspiração. A pesquisa foi realizada em três fases: (1) Pesquisa Exploratória de Base, que englobou as duas primeiras iterações: a 1ª que se deu pelas conexões entre os fundamentos teóricos e experiências pessoais com cinema, principalmente de FC, em sala de aula refletidas em publicações de trabalhos e a 2ª pelo processo de entrevistas com professores que lecionam em turmas do Ensino Médio no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca (CEBA) em diferentes áreas do conhecimento; (2) Desenho da Proposta de Ensino intitulada \201CCidadania Ambiental em Cenas\201D a partir dos contributos da primeira fase do estudo; (3) Avaliação da Proposta de Ensino, essa última fase englobou a 3ª iteração que se deu pela intervenção, por meio de algumas das atividades da Proposta elaborada, para um grupo de alunos da primeira série do Ensino Médio no CEBA, e a 4ª que se deu pela análise da Proposta de Ensino, a partir dos olhares de Especialistas das áreas de ensino e educação A Proposta de Ensino, que teve como inspiração as QSC (Questões Sociocientíficas), foi organizada em uma sequência didática de atividades planejadas, incluindo nas atividades centrais cenas dos filmes Avatar e Elysium, seguidas de questões norteadoras para debates e rodas de conversa. A partir das reflexões feitas ao longo das fases do presente estudo, desde a construção da base até a últimas fases que se desdobraram em uma avaliação a partir das sugestões dos alunos e especialistas participantes da pesquisa, consideramos importante aprimorar a Proposta construída. Para tal, foi construída uma compilação com alterações que serão, no futuro breve, inseridas na Proposta. Entendemos que a nossa experiência até o momento nos levará ao aprimoramento da Proposta de Ensino \201CCidadania Ambiental em Cenas\201D, com intenção de divulgá-la e torná-la acessível aos professores, visando a sua implementação em escolas e outros contextos educativos, prioritariamente no Ensino Médio. Todos os envolvidos na pesquisa foram capazes de contribuir para a construção de saberes. A partir dessa premissa, acreditamos que a Proposta de Ensino construída, no contexto dessa tese, poderá contribuir para consolidar outras propostas de ensino que contemplam o cinema no ensino interdisciplinar, com destaque para o cinema de Ficção Científica, articulado a temas transversais como canal inoculador de reflexões a respeito de questões emergentes, como a relação entre o ser-humano e a natureza.
Abstract
Our experience with cinema, mainly in the Science Fiction (SF) field, in schools through teaching strategies such as \201CBiology in Cinema: from evolution to ecology\201D, serves as a \201Cpractical\201D basis for the development of the current research, which aims to build a Teaching Proposal that contextualizes socioenvironmental themes in films, in order to enable the dynamization of activities in science teaching, opening itself to interdisciplinarity in a critical and creative way. To this end, a qualitative study was carried out with elements of the DBR (Design Based Research) approach as inspiration. The research was carried out in three phases: (1) Exploratory Base Research, which encompassed the first two iterations: the first, which was due to the connections between theoretical foundations and personal experiences with cinema in the classroom, mainly of SF, reflected in publications, and the second, which took place through the process of interviews with teachers who teach in high school classes at Colégio Estadual Barão de Aiuruoca (CEBA) in different fields of knowledge; (2) Design of the Teaching Proposal entitled "Environmental Citizenship in Scenes" from the contributions of the first phase of the study; (3) Evaluation of the Teaching Proposal, this last phase encompassed the 3rd iteration that took place through the intervention, employing some of the activities of the elaborated Proposal, with a group of students from the first grade of High School at CEBA, and the 4th that occurred through the analysis of the Teaching Proposal, based on the views of Experts in the areas of teaching and education The Teaching Proposal, which was inspired by the QSC (Sociocientific Questions), was organized in a didactic sequence of planned activities, including in the central activities scenes from the films Keywords: Cinema, Science Fiction, Teaching, socio-environmental themes, Environmental Citizenship Teaching Scenes. Avatar and Elysium, followed by guiding questions for debates and conversation circles. Based on the reflections made during the phases of the present study, from the construction of the base to the last phases that unfolded in an evaluation based on the suggestions of the students and specialists participating in the research, we consider it important to improve the Proposal built. To this end, a compilation was made with changes that will, in the near future, be included in the Proposal. We understand that our experience so far will lead us to improve the Teaching Proposal \201CEnvironmental Citizenship in Scenes\201D, with the intention of disseminating it and making it accessible to teachers, aiming at its implementation in schools and other educational contexts, primarily in High school. Everyone involved in the research was able to contribute to the construction of knowledge. Based on this premise, we believe that the Teaching Proposal built in the context of this thesis can contribute to consolidate other teaching proposals that contemplate cinema in interdisciplinary teaching, with emphasis on Science Fiction cinema, V articulated to transversal themes as inoculator of reflections on emerging issues, such as the relationship between humans and nature.
Keywords in Portuguese
Filmes CinematográficosParticipação da Comunidade
Ciência Ambiental / educação
Obra de Ficção
Obra de Ficção
DeCS
Filmes CinematográficosParticipação da Comunidade
Ciência Ambiental
Obra de Ficção
Materiais de Ensino
Share