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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24767
(TRANS) FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA: É POSSÍVEL MUDAR O PERFIL DO EGRESSO COM BASE EM MODIFICAÇÕES NO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?
Educação Médica/tendências
Formação de Recursos Humanos
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Gomes, Andréia Patrícia | Date Issued:
2011
Alternative title
(Trans) Formation of medical education: is possible to change the profile of the egress based on changes in the method of teaching and learning?Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese é constituída por cinco artigos científicos que abordam as transformações contemporâneas da educação médica e focalizam na pergunta da possibilidade de mudança do perfil do egresso com base em modificações exclusivas nos métodos de ensino-aprendizagem. Para tal é percorrido um percurso teórico que se inicia com o primeiro artigo que apresenta um panorama da situação atual das mudanças na formação dos profissionais médicos e da reestruturação curricular a partir da instituição do eixo curricular da aprendizagem baseada em problemas (ABP), concluindo-se que há grande divergência de resultados e que não são observados ganhos nas avaliações com a mudança exclusiva para currículos ABP. O segundo artigo analisa o campo da saúde, enfocando a formação do médico, utilizando os referenciais teóricos de campo, habitus, capital simbólico, violência simbólica e reprodução de Pierre Bourdieu. Conclui-se, a partir da análise, que mudanças pedagógicas isoladas não são suficientes para a efetivação da mudança do perfil do egresso, em virtude do complexo processo de formação do médico, que vai além de informação de conteúdos, abrangendo a formação do habitus desta profissão.O terceiro artigo apresenta o conceito de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, correlacionando-o com a aprendizagem em Medicina, discutindo a importância da incorporação do conceito na prática de formação do médico. Discorre sobre as correlações entre os conhecimentos prévios dos estudantes e os novos adquiridos, sendo uma ferramenta potencializadora da aprendizagem para a prática médica. O quarto artigo apresenta o pensamento do epistemólogo Paul K. Feyerabend, discutido no livro Contra o Método, acerca do anarquismo epistemológico e do pluralismo metodológico, e utiliza tais conceitos na construção do conceito de um novo conceito o pluralismo pedagógico - ferramenta educacional, que poderá ser empregada na mudança do perfil do estudante de Medicina.Finalmente o quinto artigo discute, a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, estratégias para a construção de um novo profissional, crítico, reflexivo, com compromisso com a cidadania e responsabilidade social.
DeCS
Educação Médica/recursos humanosEducação Médica/tendências
Formação de Recursos Humanos
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
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