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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55962
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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USO DO DESIGN THINKING E DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA NA CRIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA FALAR DE TUBERCULOSE NA INFÂNCIA
Materiais didáticos
Design thinking
Design centrado no usuário
Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
Teaching Materials
Design thinking
User centered design
Cognitive Theory of Multimedia Learning
Silva, Cláudio Viola da | Date Issued:
2022
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A tuberculose (TB), em suas formas latente e ativa, é uma doença com alta relevância na saúde pública, responsável por 10 milhões de casos/ano e pela morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Crianças e adolescentes abaixo de 15 anos representam 11% do total de notificações de novos casos, mas este percentual provavelmente é subestimado. Atividades educativas em TB aumentam a adesão ao tratamento e reduzem o estigma e o isolamento do paciente. A realização de atividades educativas para crianças, afetadas ou não pela TB, promove o conhecimento sobre a doença, ajuda na identificação de casos e reduz o risco de terapias incorretas. Objetivos: Desenvolvemos recurso educacional aberto e acessível sobre TB, voltado para crianças entre 6 e 11 anos de idade, sob a forma de um vídeo em animação. Foram integrados referenciais teóricos e metodológicos dos campos da educação e do design. Método: Trouxemos a abordagem do design thinking e uma metodologia baseada no Design Centrado no Usuário, em que são realizados ciclos incrementais de análise e desenvolvimento das soluções. Partimos de um produto base que fora elaborado por nós no âmbito de uma dissertação de mestrado do grupo de pesquisa do qual fazemos parte. Na produção do novo recurso educacional, nos baseamos em diretrizes da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), de Richard E. Mayer. Realizamos uma Avaliação Heurística, entrevistas em profundidade, a análise do conteúdo das entrevistas e produzimos um conjunto de personas para apoiar o processo de criação. Resultados: Elaboramos, para a primeira fase do projeto, instrumentos de avaliação a partir da integração dos referenciais elencados e identificamos problemas de usabilidade e de conformidade com os princípios da TCAM. Na fase de análise, entrevistamos remotamente seis profissionais de saúde do Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC). Obtivemos informações sobre a dinâmica de atendimento aos pacientes, os momentos em que eles têm (ou podem ter) acesso a recursos educacionais durante sua permanência nas dependências do CMSDC, e sobre o acesso bastante difundido a celulares, que são usados nos momentos de espera. Registramos dúvidas recorrentes dos pacientes e cuidadores, bem como informações sobre o vocabulário de conhecimento mais amplo entre este público. A partir da investigação do contexto de uso e dos requisitos da solução para o produto proposto, elaboramos personas e cenários de uso que foram usadas para a produção do recurso educacional. Partimos de um conjunto de imagens estáticas produzidas por nós em 2019 e entregamos um vídeo em animação que tem amplo potencial de distribuição e adaptação. Conclusões: O produto desenvolvido a partir da análise das necessidades, dos objetivos e do contexto de uso dos públicos-alvo tende a proporcionar uma experiência de uso mais satisfatória e eficiente. Tal recurso poderá impactar positivamente os conhecimentos de crianças e jovens em relação à TB, de modo a reduzir o estigma, favorecer a autoestima, promover o tratamento correto da doença e estimular a difusão de informações sobre a doença em nível comunitário
Abstract
Introduction: Tuberculosis (TB), in its latent and active forms, is a disease with high public health relevance, responsible for 10 million cases/year and the death of 1.5 million people worldwide. Children and adolescents under 15 years of age represent 11% of the total number of new cases reported, but this percentage is probably underestimated. Educational activities on TB increase adherence to treatment and reduce stigma and isolation of the patient. Conducting educational activities for children, affected or not by TB, promotes knowledge about the disease, helps identify cases and reduces the risk of incorrect therapy. Objectives: We developed an open and accessible educational resource about TB, aimed at children between 6 and 11 years old, in the form of an animated video. We integrated theoretical and methodological references from the fields of education and design. Method: We brought the design thinking approach and a methodology based on User-Centered Design, in which incremental cycles of analysis and development of solutions are performed. We started with a base product that we had developed as part of a master's dissertation from the research group we are part of. In producing the new educational resource, we drew on guidelines from Richard E. Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). We conducted a Heuristic Evaluation, in-depth interviews, the content analysis of the interviews, and produced a set of personas to support the creation process. Results: For the first phase of the project, we developed evaluation instruments based on the integration of the listed references and identified problems of usability and compliance with the principles of CTML. In the analysis phase, we remotely interviewed six health professionals from the Duque de Caxias Municipal Health Center (DCMHC). We obtained information about the dynamics of patient care, the moments in which patients have (or can have) access to educational resources during their stay at the DCMHC, and about the widespread access to cell phones, which are used during waiting times. We registered recurrent doubts from patients and caregivers, as well as information about the vocabulary of wider knowledge among this public. From the investigation of the context of use and the solution requirements for the proposed product, we elaborated personas and usage scenarios that were used to produce the educational resource. We started from a set of still images produced by us in 2019 and delivered an animated video that has broad distribution and adaptation potential. Conclusions: The product developed from the analysis of the needs, goals, and context of use of the target audiences tends to provide a more satisfying and efficient user experience. This resource can positively impact the knowledge of children and young people about TB, in order to reduce stigma, improve self-esteem, promote the correct treatment of the disease and stimulate the dissemination of information about the disease at community level
Keywords in Portuguese
Tuberculose pediátricaMateriais didáticos
Design thinking
Design centrado no usuário
Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
Keywords
Pediatric tuberculosisTeaching Materials
Design thinking
User centered design
Cognitive Theory of Multimedia Learning
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