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O ALEITAMENTO MATERNO NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA: PERFIL DAS DISSERTAÇÕES E TESES ELABORADAS DE 1971 A 2006
Alternative title
Breastfeeding in brazilian pediatrics postgraduate programs: a profile of academic papers made from 1971 to 2006Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Centro de Referência de Bancos de Leite Humano. Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Centro de Referência de Bancos de Leite Humano. Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Traçar o perfil da produção sobre o tema “alei-tamento materno” na pós-graduação stricto sensuem Pediatria no Brasil. Métodos: Análise descritiva das dissertações e teses pro-duzidas no período de 1971 a 2006 pelos programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resultados: Os 12 programas produziram 1.494 obras, das quais 68 (4,55%) utilizaram o aleitamento materno como objeto de construção, sendo 50 em nível de mestrado e 18 de doutorado. A região Sudeste detém o maior número de Programas. Houve predominância dos estudos quantitativos. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo foram as que mais se dedicaram ao estudo do tema. Dois programas não apresentaram estudos sobre aleitamento materno. Os programas se diferenciaram quanto à especificidade dos estudos, geralmente quantificando e descrevendo o tema sob a ótica social e biológica, mas não foram explorados aspectos culturais que envolvem a prática do aleitamento materno. Conclusões: O número de obras produzidas não corres-ponde à importância da temática para a saúde da criança. A produção em aleitamento materno está concentrada no Sudeste, região que detém o maior número de Programas. Houve predominância dos estudos quantitativos, o que revela uma preocupação com a dimensão biológica da amamentação.
Abstract
Objective: To analyze the profile of knowledge produc-tion on breastfeeding in Brazilian pediatrics strict sensupost-graduation programs.
Methods: A descriptive analysis was carried out regarding academic studies produced between 1971 and 2006 at all programs recognized by the Coordination for Improvement of Professionals with University Level (Capes, Brasília, Brazil). Results: The 12 programs produced 1.494 thesis, 68 of which (4,55%) had breastfeeding as the main object: 50 mas-ter and 18 PhD theses. The Southeast region had the largest number of programs. In terms of methodology, there was a predominance of quantitative studies. The Medical Schools of São Paulo University in Ribeirão Preto and in São Paulo together with the Federal University of São Paulo were the ones that were more dedicated to studying this issue. Two programs did not present studies on breastfeeding at all. The programs were very different regarding the specificity of their studies, generally quantifying and describing the subject under a social or a biological view, without investigating cultural aspects related to breastfeeding practice.
Conclusions: The number of academic studies produced does not match the importance of the theme for children’s health. The academic production on breastfeeding is concen-trated in the Southeast, the region with the largest number of programs. In terms of methodology, there was a predomi-nance of quantitative studies, which shows a concern for the
biological dimension of breastfeeding.
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