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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10889
USOS E INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA DENGUE
Figueiró, Ana Claudia | Date Issued:
2012
Alternative title
Uses and influence of health evaluation: an exploratory study of the national dengue fever control programAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
Abstract in Portuguese
Dos estudos avaliativos espera-se que possuam credibilidade nos juízos produzidos e que sejam capazes de influenciar os processos de gestão para tomada de decisão, visando contribuir para orientar políticas e melhorar o desempenho dos programas. Documentar os usos e influência dos estudos é um dos desafios postos atualmente para os avaliadores. Para descrever os usos e influência de avaliações de programas de saúde, o presente estudo partiu do desenvolvimento de dois estudos constituintes do processo de avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Dois estudos avaliativos foram conduzidos e trataram, respectivamente, da análise lógica do programa, utilizando abordagem qualitativa de análise documental, e da avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes que foram a óbito por dengue, com métodos quantitativos e qualitativos de investigação. O primeiro estudo identificou a baixa coerência entre os objetivos programáticos e a implementação das atividades previstas, indicando a necessidade de revisão do modelo lógico do programa nos diferentes âmbitos de gestão do sistema de saúde. O segundo estudo apontou a influência das práticas dos profissionais de saúde nos óbitos por dengue avaliados, quanto à inadequação ou insuficiência no seguimento das normas e protocolos de assistência aos pacientes. A adoção de um modelo teórico-operacional que permitisse sistematizar os usos e influências dos estudos mostrou-se adequado para identificar e descrever os eventos e a circulação dos fatos produzidos nas avaliações. Foi possível evidenciar a contribuição dos estudos nas decisões de gestores e coordenadores quanto as ações e práticas dos envolvidos no programa, bem como auxiliar os avaliadores a melhorar a qualidade e utilidade das avaliações
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