Author | Cezar, Bartira dos Reis Rocha | |
Author | Vargas, Eliane Portes | |
Access date | 2015-06-26T13:04:36Z | |
Available date | 2015-06-26T13:04:36Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | CEZAR, Bartira dos Reis Rocha; VARGAS, Eliane Portes. Revistas femininas juvenis e a educação sexual no Ensino de Ciências. Revista Práxis, v.6, n.11, 2014. | pt_BR |
ISSN | 1984-4239 | pt_BR |
ISSN | 2176-9230 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10980 | |
Abstract in Portuguese | Neste trabalho enfocamos as possibilidades de uso de revistas femininas juvenis em uma atividade não-formal relacionada à educação sexual para o ensino de ciências. Destacando-se a temática da iniciação sexual na abordagem da sexualidade buscamos articular o conhecimento dos alunos sobre corpo, gênero e sexualidade tendo como mediadoras das atividades as revistas Capricho e Atrevida. A análise, apoiada na perspectiva socioantropológica, se beneficia de referenciais teóricos dos campos da comunicação e da educação para a articulação entre os conhecimentos dos jovens e o uso das revistas em sala deaula. A abordagem da sexualidade na escola comumente centrada na fisiologia e prevenção às DST mostrou-se, a partir da metodologia adotada, potencialmente ampliada ao abarcar aspectos subjetivos da sexualidade juvenil. Os resultados discutem a relevância do incremento de ações desta natureza para o ensino de ciências na medida em que considera na construção do conhecimento sobre a fisiologia dos corpos, no que tange à sexualidade, os saberes dos alunos e as mediações culturais presentes também na leitura das revistas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mediações Culturais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sexualidade | pt_BR |
Title | Revistas femininas juvenis e a educação sexual no Ensino de Ciências | pt_BR |
Alternative title | Female juvenile magazines and sexual education Inscience Education | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | In this paper we focus on the possibilities of using juvenile women’s magazines in an activity related to nonformal
sex educationfor science teaching. Highlighting the issue of sexual initiation in sexuality approach
we intend to articulate what students know about the body, gender and sexuality as mediators of activities
taking magazines Capricho and Atrevida.The analysis, based on the social anthropological perspective, benefits
from theoretical fields of communication and education for the articulation between the knowledge of
young people and the use of magazines in the classroom. The approach of sexuality in school commonly focused
on physiology and STD showed up from the methodology adopted, potentially expanded to cover subjective
aspects of teenage sexuality. The results question the relevance of the actions of this nature increment
for science education in that it considers the construction of knowledge about the physiology of the body, in
relation to sexuality, knowledge of students and cultural mediations also present in the reading of magazines. | pt_BR |
Affilliation | s. af | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Science Education | pt_BR |
Subject | Cultural Mediation | pt_BR |
Subject | Sexuality | pt_BR |