Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10980
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12978]
Metadata
Show full item record
REVISTAS FEMININAS JUVENIS E A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
2176-9230
Alternative title
Female juvenile magazines and sexual education Inscience EducationAffilliation
s. af
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste trabalho enfocamos as possibilidades de uso de revistas femininas juvenis em uma atividade não-formal relacionada à educação sexual para o ensino de ciências. Destacando-se a temática da iniciação sexual na abordagem da sexualidade buscamos articular o conhecimento dos alunos sobre corpo, gênero e sexualidade tendo como mediadoras das atividades as revistas Capricho e Atrevida. A análise, apoiada na perspectiva socioantropológica, se beneficia de referenciais teóricos dos campos da comunicação e da educação para a articulação entre os conhecimentos dos jovens e o uso das revistas em sala deaula. A abordagem da sexualidade na escola comumente centrada na fisiologia e prevenção às DST mostrou-se, a partir da metodologia adotada, potencialmente ampliada ao abarcar aspectos subjetivos da sexualidade juvenil. Os resultados discutem a relevância do incremento de ações desta natureza para o ensino de ciências na medida em que considera na construção do conhecimento sobre a fisiologia dos corpos, no que tange à sexualidade, os saberes dos alunos e as mediações culturais presentes também na leitura das revistas.
Abstract
In this paper we focus on the possibilities of using juvenile women’s magazines in an activity related to nonformal
sex educationfor science teaching. Highlighting the issue of sexual initiation in sexuality approach
we intend to articulate what students know about the body, gender and sexuality as mediators of activities
taking magazines Capricho and Atrevida.The analysis, based on the social anthropological perspective, benefits
from theoretical fields of communication and education for the articulation between the knowledge of
young people and the use of magazines in the classroom. The approach of sexuality in school commonly focused
on physiology and STD showed up from the methodology adopted, potentially expanded to cover subjective
aspects of teenage sexuality. The results question the relevance of the actions of this nature increment
for science education in that it considers the construction of knowledge about the physiology of the body, in
relation to sexuality, knowledge of students and cultural mediations also present in the reading of magazines.
Publisher
UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
Citation
CEZAR, Bartira dos Reis Rocha; VARGAS, Eliane Portes. Revistas femininas juvenis e a educação sexual no Ensino de Ciências. Revista Práxis, v.6, n.11, 2014.ISSN
1984-42392176-9230
Share