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ABORDAGEM SOBRE ESQUISTOSSOMOSE EM LIVROS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INDICADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – 2011/2012
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Analisou-se o conteúdo esquistossomose em livros didáticos de Ciências e de Biologia indicados pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e pelo Guia PNLD 2012 - Ensino Médio do Ministério da Educação. Foram examinadas 11 coleções de Ciências e 7 de Biologia. Avaliou-se a qualidade dos conceitos sobre a endemia e a conformidade da informação, das imagens e da linguagem com a faixa etária dos alunos. Os resultados revelaram incorreções em conceitos e imagens e desatualização da temática em todos os livros. Evidenciou-se a necessidade de cuidados na elaboração dos livros para que as informações não sejam discrepantes da realidade das áreas endêmicas. A informação correta contribui para a construção de um pensamento científico e crítico e auxilia na formação de atitudes que minimizem o risco de contrair a doença, fortalecendo a concepção de medidas promotoras de saúde.
Resumen en ingles
The approach to schistosomiasis in science and biology books indicated by the national textbook program - PNLD (2011 and 2012) In this study the approach to the content on schistosomiasis in Science and Biology textbooks, indicated by the guide of the National Textbook Program (PNLD) 2011 and PNLD - High School – 2012, Ministry of Education, was analyzed. For this analysis eleven science and seven biology collections, all indicated by the program, were selected. The results revealed inaccuracies in concepts, images and thematically outdated content in all the books surveyed. It is emphasized that care is needed in preparing such school material, in order to avoid discrepancies between the information provided and the reality present in endemic areas. The correct information contributes to a better construction of attitudes, which minimizes the risk of contracting the disease, thus strengthening measures that promote health in the communities involved.
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