Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12385
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12119]
Metadata
Show full item record
CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE ESCUTA, DIAGNÓSTICO E ANÁLISE COLETIVA DE PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA COM A LINGUAGEM TEATRAL: O CASO DAS OFICINAS DE JOGOS TEATRAIS SOBRE A DENGUE
Construcción de espacios de escucha, diagnóstico y análisis colectivo de problemas de salud pública con el lenguaje teatral: el caso de los talleres de juegos teatrales en el dengue
Alternative title
Construction of spaces for listening, diagnosis and collective analysis of problems of public health using theatrical language: the case of workshops of theatrical games relating to dengueConstrucción de espacios de escucha, diagnóstico y análisis colectivo de problemas de salud pública con el lenguaje teatral: el caso de los talleres de juegos teatrales en el dengue
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Produtora teatral
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação de Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Produtora teatral
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação de Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As características históricas, sociais e
ecológicas da dengue têm motivado
ações de educação em saúde visando
medidas preventivas. Ações educativas e
comunitárias que partam do contexto da
população envolvida têm sido apontadas
como cruciais. No presente estudo,
investigou-se a utilização da linguagem
teatral como estratégia para caracterizar
as concepções de educadores envolvidos
na prevenção da dengue, por meio de
Oficinas de Jogos Teatrais. A linguagem
teatral foi escolhida por ser dialógica,
estabelecer relação com a inventividade
da ciência, estimular a colaboração e
provocar a ação espontânea dos
participantes. A análise dos resultados
evidenciou o relato dos educadores sobre
a sensação de isolamento profissional
bem como a desconfiança quanto à
credibilidade do poder executivo.
Concluímos que é possível utilizar
experiências teatrais para organizar
espaços propícios à análise coletiva de
situações ligadas a problemas de saúde
pública, estimulando ações cooperativas
por parte dos educadores.
Abstract
The historical, social and ecological
characteristics of dengue have motivated
a variety of health educational actions
aimed at preventive measures.
Educational and community actions
starting from the context of the
population involved have been indicated
to be crucial. In the present study, the use
of theatrical language as a strategy to
characterize the conceptions of educators
involved in dengue prevention was
investigated through workshops of
theatrical games. Theatrical language was
chosen because of its dialogical nature, in
order to establish a relationship with
scientific inventiveness and to stimulate
collaboration and spontaneous action
among the participants. Analysis on the
results showed that the educators have a
feeling of professional isolation and that
were mistrustful of the credibility of
executive authorities. We conclude that it
is possible to use theatrical activities for
organizing spaces suitable for collective
analysis on situations relating to public
health problems, through stimulating
cooperative actions by educators.
Share