Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12828
SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA AIDS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO
Satisfação dos Consumidores
Técnica Delfos
Infecções por HIV/terapia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/terapia
Moritz, Ângela Fernandes Esher | Date Issued:
2010
Alternative title
User satisfaction with the dispensation of medication for treatment of AIDS in Brazil: contributions to the development of an evaluation modelAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A resposta brasileira à epidemia de Aids é resultado de uma construção coletiva que tem a sociedade civil, a organização das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) e o Ministério da Saúde como seus principais participantes. Na complexa abordagem que esta resposta exige, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, antes Programa Nacional de DST/Aids (PN-DST/Aids), do Ministério da Saúde, tornou-se referência mundial por incluir um amplo sistema organizado de ações no campo da prevenção e assistência. A conformação desta resposta tem oferecido diversas oportunidades à prática da avaliação. Os desafios impostos pela proposta de executar avaliações de satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos fornecido às PVHA deram origem aoexercício teórico-metodológico apresentado nos três artigos que compõe esta tese. Os artigos são precedidos por uma breve revisão teórica do conceito de avaliaçãoparticipativa, objetivando promover uma melhor compreensão desta abordagem e das oportunidades por ela criadas, para ampliar a formulação de alternativas teóricometodológicas em processos avaliativos que incluam o protagonismo dos usuários. O primeiro artigo, intitulado Logic Models from an Evaluability Assessment ofPharmaceutical Services for People Living with HIV/AIDS , apresenta a construção de três modelos para orientar a avaliação da satisfação dos usuários com a dispensação dosmedicamentos. A execução da avaliação só foi possível após a realização de um Estudo de Avaliabilidade (EA). Compreendido como o conjunto de etapas que antecedem umaavaliação, esse tipo de estudo teve seu uso expandido e atualmente é empregado como ferramenta de planejamento ou método efetivo para esclarecer as demandas de umaavaliação.
Embora o EA seja composto por diversas etapas, para o cumprimento dos objetivos desta tese, deu-se ênfase na sistematização dos conceitos de dispensação e satisfação e na construção do Modelo Lógico de Dispensação, Modelo Teórico de Satisfação e Modelo Teórico de Avaliação de Satisfação dos Usuários.O segundo artigo, Construindo Critérios de Julgamento em Avaliação:especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids , apresenta a reflexão de especialistas em HIV/Aids sob as dimensões sugeridas na iii construção do primeiro modelo teórico de avaliação de satisfação. Sob o paradigma dasavaliações participativas, apresenta etapas do processo de aplicação da técnica de delfos, que permitiu a contribuição de especialistas para a discussão e revisão de critérios dejulgamento que orientem avaliações de satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento para o HIV/Aids. Neste estudo, foram considerados especialistas aqueles comexperiência acadêmica, gestão, bem como ativistas informados e comprometidos com a questão. Os achados foram sistematizados sob a forma de uma nova estrutura de satisfação, sob a qual os critérios construídos são articulados hierarquicamente. Com este artigo,buscou-se contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia metodológica participativa em avaliação e ampliar o conhecimento sobre a satisfação dos usuários e a dispensação dos medicamentos para HIV/Aids. O terceiro artigo, Pessoas Vivendo com HIV/Aids: Aportes da Teoria do Ator-rede para Avaliar Satisfação com a Dispensação de seus Medicamentos. , busca discutir os pressupostos de um modelo de avaliação para a satisfação dos usuários com a dispensação, problematizando o processo avaliativo, à luz da Teoria do Ator Rede e das Operações de Tradução.
Apresenta a contribuição de pessoas vivendo com HIV/Aids, que por meio de seus relatos traduzem suas vivências com a dispensação possibilitando explicar como os elementos heterogêneos se inter-relacionam no programa. Este exercício, que utilizou entrevistas em profundidade, permitiu conhecer os atores humanos e não humanos que compõem a rede estudada.Nas considerações finais são apresentadas as principais lições aprendidas no processo de construção de modelos de avaliação, na construção de critérios de julgamentos para a condução da avaliação da satisfação dos usuários com a dispensação. Espera-se com isso contribuir com a ampliação das alternativas teórico-metodológicas em avaliações participativas.
DeCS
AvaliaçãoSatisfação dos Consumidores
Técnica Delfos
Infecções por HIV/terapia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/terapia
Share