Author | Pierini, Max F. | |
Author | Rocha, Natasha C. | |
Author | Silva Filho, Moacello V. | |
Author | Castro, Helena C. | |
Author | Lopes, Renato M. | |
Access date | 2016-03-01T15:50:59Z | |
Available date | 2016-03-01T15:50:59Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | PIERINI, Max F. et al. Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos e a Formação de Professores: O Potencial de Uma Aula Prática de Volumetria para Promover o Ensino Interdisciplinar. Quím. nova esc., v.37, n.2, p.112-119, Maio 2015. | pt_BR |
ISSN | 2175-2699 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12923 | |
Abstract in Portuguese | O Ministério da Educação vem empregando esforços para reestruturar os currículos do ensino médio no
Brasil, incluindo o Programa Ensino Médio Inovador, que busca implantar ações interdisciplinares nas escolas.
Este trabalho apresenta as concepções de professores da área de ciências da natureza do estado do Rio de
Janeiro sobre o potencial de uma prática de volumetria, empregada para determinar a acidez de refrigerantes
e inserida na aplicação da aprendizagem baseada em problemas para promover o ensino interdisciplinar.
Nossos resultados apontam que as atividades desenvolvidas são capazes de integrar conhecimentos de todas
as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Sociedade Brasileira de Química | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Aprendizagem baseada em casos investigativos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação de professores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Volumetria | pt_BR |
Subject in Portuguese | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Title | Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos e a Formação de Professores: O Potencial de Uma Aula Prática de Volumetria para Promover o Ensino Interdisciplinar | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.5935/0104-8899.20150027 | |
Abstract | Investigative Case-Based Learning and Teacher Education: the Use of Volumetry to Promote Interdisciplinary Teaching. The Ministry of Education
is employing efforts to restructure the curricula of high school in Brazil, including the Innovative Education Program in High School, which seeks to implement
interdisciplinary activities in schools. This paper presents the conceptions of teachers in the area of Natural Sciences of High School of the State of Rio
de Janeiro on the potential of a practice of Volumetry, used to determine the acidity of soft drinks and inserted in the application of Problem-Based Learning,
to promote interdisciplinary teaching. Our results indicate that the activities developed are able to integrate knowledge from all disciplines that make up the
curriculum of high school. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Niterói, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Investigative case-based learning | pt_BR |
Subject | Teaching education | pt_BR |
Subject | Volumetry | pt_BR |
Subject | Interdisciplinary | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |