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04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12734]
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DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE BASEADA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GRUPO PARA O ENSINO INTEGRADO DE FISIOLOGIA HUMANA
Aprendizagem cooperativa
Ensino baseado na solução de problemas
Fisiologia humana
Alternative title
Development and evaluation of a problem solving based group activity for the integrated teaching of human physiologyAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atividades que integrem os sistemas fisiológicos utilizando situações-problema são promissoras para resolverem
uma questão do ensino de fisiologia humana que é o estudo dos órgãos e sistemas de forma isolada.
A aprendizagem baseada em problemas normalmente envolve a discussão entre grupos de estudantes que
podem ser estruturados de diferentes formas, dentre elas podemos destacar as estratégias colaborativa e
cooperativa. Na cooperação há uma divisão de tarefas entre os membros do grupo, enquanto que na colaboração
não há uma divisão de tarefas a priori. No presente trabalho iremos descrever e avaliar uma atividade
que integra diferentes sistemas fisiológicos, intitulada “Qual é o Diagnóstico?”. Esta foi aplicada na última
aula da unidade de ensino de fisiologia humana, para 338 alunos de um Pré-vestibular Social localizado
na região metropolitana do Rio de Janeiro. Estratégias cooperativa e colaborativa foram utilizadas, a fim
de avaliar se a divisão de tarefas favorece a solução de um problema e verificar a percepção dos alunos
acerca dessas duas estratégias. A proporção de soluções corretas para cada estratégia foi obtida a partir das
respostas dadas por escrito ao final da atividade. Já a percepção dos alunos acerca das estratégias foi obtida
por meio da análise do “Questionário de Avaliação”. Os resultados mostraram que nas duas estratégias a
atividade foi bem aceita pelos alunos que a consideraram de dificuldade mediana. No entanto, a estratégia
cooperativa favoreceu a solução do problema, apesar de problemas na dinâmica de grupo terem sido mais
apontados do que na estratégia colaborativa.
Abstract
Activities that integrate physiological systems using problem situations are promising to solve a issue to
teaching human physiology that is the study of organs and systems in isolation. Problem based learning
usually involves discussion between groups of students that can be structured in different ways, among
which we can highlight the collaborative and cooperative strategies. In cooperation there is a division of
task among group members, while in collaborative there is no division of tasks defined a priori. In both
cases the groups aim to achieve a common goal or solve a problem. In this paper we describe and evaluate a problem-based activity that integrates different physiological systems, entitled “What is the diagnosis?”.
The activity was implemented in the last class of the unit teaching human physiology to 338 students of a
Social University Preparatory Course located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Cooperative
and collaborative strategies was used to assess whether the division of tasks promotes problem solving and
verify how students feel about these two strategies. The proportion of correct solutions for each strategy
was obtained from answers written by students at the end of the activity. The students’ perceptions about
the strategies were obtained by analyzing the “Evaluation Questionnaire”. The results showed that in the
two strategies the activity was well accepted by the students who considered mid difficulty. However, the
cooperative strategy favored the problem solution, despite problems in group dynamics were more pointed
than in collaborative strategy.
Keywords in Portuguese
Aprendizagem colaborativaAprendizagem cooperativa
Ensino baseado na solução de problemas
Fisiologia humana
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