Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13458
Title: Avaliação da qualidade da água de uso farmacêutica sobre a consideração da carga microbiológica
Other Titles: Evaluation of the quality of water for pharmaceutical use on the consideration of the microbiological load
Advisor: Barros, Mary Gomes de
Members of the board: Barros, Mary Gomes de
Behrens, Maria das Dores Dutra
Teixeira, Dulcinéia Furtado
Authors: Freitas, Eduardo Alves de Oliveira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A água na indústria farmacêutica é parte integrante e indispensável na maioria dos processos farmacêuticos. A eficácia do sistema de tratamento da água é garantida pelo controle de qualidade, que realiza as análises definidas pelos compêndios oficiais. De acordo com a Anvisa, No Brasil, os requisitos de qualidade da água para uso farmacêutico são estabelecidos em normas técnicas de BPF e também na Farmacopéia Brasileira. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia do sistema de tratamento de água purificada, através da análise dos laudos com os resultados do controle de qualidade microbiológico. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, diante da acessibilidade e representatividade dos dados, oriundos de artigos científicos, monografias e manuais. E a análise documental dos laudos analíticos com a conferência dos resultados no período de um mês. Por caracterizarem o ambiente da pesquisa foram também analisadas as legislações sanitárias pertinentes ao tema. Os resultados obtidos no período de um mês evidenciaram que as amostras de água analisadas encontravam-se em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação vigente e compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA. O sistema de purificação de água implantado na indústria farmacêutica do presente estudo colaborou positivamente para a obtenção de uma água com confiabilidade, o que satisfaz plenamente às especificações exigidas.
keywords: Água Purificada
Sistema de Água
Indústria Farmacêutica
DeCS: Indústria Farmacêutica
Água
Issue Date: 2013
Citation: FREITAS, Eduardo Alves de Oliveira. Avaliação da qualidade da água de uso farmacêutica sobre a consideração da carga microbiológica. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Instituto de Tecnologia em Fármacos
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos
Program: Pós-Graduação em Tecnologias Industriais Farmacêuticas
Copyright: open access
Appears in Collections:Farmanguinhos - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15.pdf703.18 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.