Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1346
COMUNIDADE VIRTUAL DE PESQUISA: RELATÓRIO DE PESQUISA
Machado, Rejane Ramos | Date Issued:
2007
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Pesquisa em Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A revolução tecnológica e informacional, caracterizada principalmente pelo
processo de democratização da produção e da divulgação de saber, confere novas especificidades aos espaços de circulação das informações científicas. Nesse sentido, a comunidade virtual de pesquisa surge como novo agrupamento social cognitivo para práticas científicas coletivas, interativas e interdisciplinares. É nesse espaço virtual que se dão as trocas de experiências e a colaboração mútua. Como um dos objetivos das comunidades virtuais é compartilhar conhecimento - no sentido de disseminar para os pares – como sendo indispensável para a ciência e necessário no processo de construção do conhecimento, a comunidade
virtual de pesquisa seria o elemento norteador da comunidade científica –
entendida aqui como um conjunto de relações sociais no seio das quais se
assimila, produz e propaga conhecimentos, cuja identidade é sócio-cognitiva e também política. A partir de informações resultantes do mapeamento da literatura sobre comunidades virtuais e das entrevistas com pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT, da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, o objetivo é sugerir diretrizes básicas para a organização e a gestão de comunidades virtuais de pesquisa, com vistas ao desenvolvimento de grupos de trabalho virtuais e à otimização da comunicação científica entre pesquisadores sobre suas produções.
Share