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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ANÁLISE DA MORTALIDADE E DOS ANOS POTENCIAIS DE VIDA PERDIDOS POR ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE NO ESTADO DE PERNAMBUCO - 1998 A 2007
Acidentes de trânsito – tendências
Coeficiente de mortalidade
Anos potenciais de vida perdidos
Coeficiente de Mortalidade
Anos Potenciais de Vida Perdidos
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Acidentes de Trânsito/tendências
Almeida, Ana Paula Braz de | Date Issued:
2010
Alternative title
Analysis of mortality and potential years of life lost due to road accidents in the state of Pernambuco - 1998 to 2007Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
Abstract in Portuguese
A mortalidade por acidentes de trânsito ou acidentes de transporte terrestre (ATT) constitui-se, atualmente, um grave problema de saúde pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo, afetando uma grande quantidade de vítimas jovens e gerando impactos sociais, pessoais e econômicos. Este estudo teve a finalidade de analisar a tendência da mortalidade e estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por ATT, no Estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007 e, no ano de 2007, para fornecer dados sobre o tipo dos acidentes e o sexo das vítimas dos acidentes que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos, no Estado e nas Regiões de Desenvolvimento (RDs) e sobre o grupo, o sexo e a faixa etária das vítimas dos acidentes, com o maior impacto na expectativa de vida da população, na atualidade. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo ecológico-exploratório para análise da tendência da mortalidade por ATT, bem como um estudo do tipo transversal descritivo para a estimativa do número e da taxa do APVP. Entre 1998 e 2007, embora o risco de morrer por ATT, em Pernambuco, tenha apresentado incremento negativo e tendência significativa decrescente, o valor do coeficiente de mortalidade (CM) por ATT permanece elevado. Os ATT com motociclistas apresentaram o maior incremento positivo e aumento médio anual do CM, com tendência significativa crescente e R² elevado, no Estado e na metade das RDs. Os pedestres apresentaram o maior incremento negativo nos CM por ATT, com tendência significativa decrescente, porém apresentou o maior Coeficiente Médio Geral do período analisado. Os CM por ATT no sexo masculino foram maiores que no sexo feminino em todas as RDs. Em ambos os sexos, os únicos ATT que apresentaram aumento médio anual do CM foram os acidentes por moto, com tendência significativa crescente. Dentre as RDs, o Sertão do Araripe apresentou o maior incremento positivo e a maior variação média anual do CM por ATT, em sua totalidade e em todas as modalidades da qualidade da vítima. No ano de 2007, o maior número e taxa de APVP do Estado foi encontrado no tipo de acidente motociclista, na faixa etária de 20 a 39 anos e no sexo masculino. Esses dados poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem no enfrentamento dessa causa externa, respeitando as características e diferenças locais
Keywords in Portuguese
Acidentes de trânsito – mortalidadeAcidentes de trânsito – tendências
Coeficiente de mortalidade
Anos potenciais de vida perdidos
DeCS
Acidentes de TrânsitoCoeficiente de Mortalidade
Anos Potenciais de Vida Perdidos
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Acidentes de Trânsito/tendências
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