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INTEGRAÇÃO ENTRE INTERNET E PRÁTICA DOCENTE DE QUÍMICA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo teve como objetivo identificar as principais características do uso da internet
por professores de Química do ensino médio do Estado do Rio de Janeiro. A maioria
dos professores reconhece e usa a internet para aprender, principalmente por meio de
busca de informações sobre conteúdo químico para uso individual. Embora políticas
públicas incentivem o uso didático de ferramentas da internet em contextos
educacionais, o uso de tais ferramentas permanece distante das salas de aula de
Química. Discutimos a importância de articular políticas e programas de formação de
professores que proporcionem atividades de sensibilização sobre o potencial
pedagógico das ferramentas de internet entre os professores.
Abstract
The study aimed to identify the main characteristics of the internet use by
secondary chemistry teachers of the State of Rio de Janeiro. Most teachers recognize
and use the internet for learning. This usage is focused mainly for searching
information on chemical content for individual use. Although public policies will
encourage the use of such tools in educational contexts, the didactic use of internet
tools remains distant from the classrooms of Chemistry. We discussed the importance
of articulating policies and teacher training programs through the development of
outreach activities about the pedagogical potential of the internet tools among
teachers.
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