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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
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INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Alternative title
Educational intervention in exposure to pesticides: an integrative reviewAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profssional em Técnicas Laboratoriais em Saúde (LATEC). Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral e Educação Profissional em Saúde (LABFORM) . Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho buscou identificar a eficácia de Intervenções Educacionais na redução da exposição
aos agrotóxicos. Foi feita uma revisão integrativa, tendo sido os dados selecionados categorizados
e analisados de maneira descritiva em dois grandes grupos temáticos: Conhecimentos, Atitudes e
Práticas (KAP) e Participação Ativa da Comunidade. Existem evidências fortes da eficácia de Intervenções
Educacionais na redução da exposição aos agrotóxicos em diferentes populações. Uma análise em
longo prazo e de trabalhos realizados em um mesmo local se fazem necessários. A participação ativa
da comunidade configura como importante caminho para uma revisão crítica do uso de agrotóxicos.
Questionários KAP são úteis para destacar fragilidades em relação ao uso de agrotóxicos, apontar a
necessidade de intervenções e avaliar suas efetividades.
Abstract
This study sought to identify the effectiveness of Educational interventions in reducing exposure to
pesticides. An integrative review was made and the selected data categorized and analyzed descriptively
in two major thematic groups: Knowledge, Attitudes and Practices (KAP) and Active Community
Participation. There is a strong evidence of the effectiveness of Educational interventions in reducing
exposure to pesticides in different populations. A long-term analysis and work carried out in one
location are needed. The active participation of the community sets as an important way for a critical
review of pesticide use. KAP questionnaires are useful to highlight weaknesses in the use of pesticides,
pointing out the need for interventions and evaluate their effectiveness.
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