Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13954
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12500]
Metadata
Show full item record
O USO DO CINEMA DE COMÉDIA PARA O ENSINO DE DEONTOLOGIA FARMACÊUTICA: OLHARES DISCENTES
Alternative title
Use of film comedy to teach Pharmaceutical Deontology: student´s gazeAffilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. PGEBS - Programa de Pós-Graduação no Ensino de Biociências na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. PGEBS - Programa de Pós-Graduação no Ensino de Biociências na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho é verificar as percepções dos alunos quanto à potencialidade do uso de cinema de comédia como subsídio para a construção de estudos de caso, modalidade de metodologia ativa, aplicados à disciplina de Deontologia Farmacêutica. Os dados coletados após análise, categorização e reagrupamento indicaram que a maior parte dos alunos declarou que a prática pedagógica proposta conseguiu coordenar a teoria com a prática; promoveu o senso crítico e a reflexão sobre a prática profissional, que facilitou o aprendizado e que aproximou o alunado de um assunto em princípio considerado árduo. Essas questões ganham apoio na significação do cômico descrita por Bergson e na Pedagogia da Alegria de Snyders. Dessa forma o uso sistematizado da sétima arte pode auxiliar na formação humanística, crítica e reflexiva tão almejada para os profissionais da saúde e preconizadas pelas Diretrizes Nacionais do curso de Farmácia.
Abstract
The aim of this work is to verify the perceptions of students about the potential use of comedy movies as subsidy of case studies, active methodology‟ modality, applied to teach of Pharmaceutical Deontology. The data collected after analysis, categorization and reunification indicated that most of the students believe that the proposed pedagogical practice could coordinate theory with practice; could be able to promote critical thinking and reflection about professional practice, facilitated learning and brought the student closer to the subject normally considered hard. These questions derive support from the meaning of the comic described by Bergson and by Snyders‟s Pedagogy of Joy. Thus the systematic use of the seventh art can help in humanistic, critical and reflective training aimed for all health professionals and recommended by the National Guidelines Pharmacy course.
Share