Advisor | Costa, Alda Maria Lacerda da | |
Author | Lordello, Carla Matos e Silva | |
Access date | 2016-05-11T12:52:26Z | |
Available date | 2016-05-11T12:52:26Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | LORDELLO, Carla Matos e Silva. Perspectiva do usuário no cuidado odontológico da Clínica da Família Victor Valla, Manguinhos, Rio de Janeiro. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14195 | |
Abstract in Portuguese | A Atenção Básica, enquanto reorganizadora da Rede de Atenção à Saúde,
principalmente através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tem se fundamentado
na prática do cuidado onde o conceito ampliado de saúde é pressuposto de um trabalho
que se pauta por sua vertente coletiva. Ao se colocar para a saúde bucal a proposta de
sua inserção na ESF, tensionam-se valores consolidados por modelos que o
antecederam, baseados em práticas individuais, voltadas para a doença; surgindo a
questão do olhar do usuário como um valor. A presente pesquisa é um estudo de caso
que objetiva analisar a percepção do usuário sobre o cuidado odontológico na Clínica da
Família Victor Valla, Manguinhos, Rio de Janeiro; entendendo que enxergar aquele que
demanda o serviço proporciona um valioso retorno das ações desenvolvidas, capaz de
gerar reflexões e ressignificações da prática. Na coleta de dados foram realizadas
entrevistas semi-estruturadas com usuários que já tinham utilizado os serviços de saúde
bucal da Clínica no ano de 2013, segundo uma matriz norteadora; além de um diário de
campo. A escolha dos usuários entrevistados foi feita através dos dados obtidos no
sistema de informação da clínica, o ALERT, baseados em condições estabelecidas,
captando usuários de diferentes equipes e utilizando o método de saturação teórica
como delimitação. Os dados foram transcritos e analisados segundo a Análise de
Conteúdo de Bardin, através da análise categorial e descritos conforme a distribuição de
categorias, valorizando as falas dos entrevistados. Baseado nas temáticas determinadas
pelos pesquisados: acesso, resolutividade, demanda, oferta e cuidado, este com as
subcategorias acolhimento e vínculo, as percepções dos usuários mostraram as
dificuldades encontradas para acessar os serviços de saúde bucal, bem como suas
impressões acerca da organização dos serviços, prospectando a necessidade de possíveis
mudanças no processo de trabalho. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estratégia de Saúde da Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cuidado Odontológico | pt_BR |
Title | Perspectiva do usuário no cuidado odontológico da Clínica da Família Victor Valla, Manguinhos, Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | User perspective in Clinical dental care Victor Valla Family, Manguinhos, Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Romano, Valéria Ferreira | |
Abstract | The primary care, while reorganization of the Health Care Network, primarily through
the Family Health Strategy (FHS), has been based on the practice of care where the
expanded health concept is the assumption of a work that is guided by their collective
aspect. When put to the oral health the proposal for its inclusion in the ESF, tighten up
consolidated figures for models that preceded it, based on individual practices, aimed at
disease; emerging the issue of user look like a value. This research is a case study that
aims to analyze the user's perception of dental care in the Family Clinic Victor Valla,
Manguinhos, Rio de Janeiro; understanding that see that requiring the service provides
valuable feedback of the actions developed, capable of generating ideas and new
meanings of practice. To gather data, semi-structured interviews were conducted with
users who had used oral health services of the Clinic in 2013, according to a guiding
matrix; and a field diary. The choice of respondents was made by users of the data
obtained in the clinical information system, ALERT, based on established conditions,
capturing users of different teams and using the theoretical saturation method as
delimitation. Data were transcribed and analyzed according to Bardin's content analysis
by categorical analysis and described as the distribution of categories, valuing the
interviewees' discourse. Based on themes determined by respondents: access, resolution,
demand, supply and care, this the subcategories host and link, the perceptions of users
showed the difficulties encountered in accessing dental services, as well as their views
on the organization of services , prospecting the need for possible changes in the work
process. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Primary Health Care | en |
Subject | Family Health Strategy | en |
Subject | Dental care | en |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
DeCS | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
DeCS | Assistência Odontológica | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde Bucal | pt_BR |
DeCS | Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |