Author | Campos, Roberta de Freitas | pt_BR |
Author | Dallari, Sueli Gandolfi | pt_BR |
Access date | 2016-06-17T14:56:35Z | pt_BR |
Access date | 2016-07-08T01:35:57Z | |
Available date | 2016-07-08T01:35:57Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | CAMPOS, Roberta de Freitas; DALLARI, Sueli Gandolfi. Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 179-204, jan./mar. 2016. | pt_BR |
ISSN | 2358-1824 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14505 | |
Abstract in Portuguese | Introdução: ao que pese as diferenças nucleares entre os blocos União
Europeia (UE) - supranacional e União das Nações Sul-americanas (UNASUL) -
intergovernamental, em ambos as competências regionais em matéria sanitária não se
sobrepõe às competências dos Estados-membros. No caso da União Europeia os art. 4,
§2, k; art. 6, a; art. 168 do Tratado sobre o Funcionamento da UE confere apenas
poderes para agir em complemento das políticas nacionais; enquanto na União de
Nações Sul-americanas, nos artigos 2º e 3º, f de seu Tratado Constitutivo prevê como
objetivo construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração,
para que de forma consequente os Estados independentes possam garantir o acesso
universal aos serviços de saúde às suas populações. Dessa forma, o objetivo é verificar
as competências, a constituição histórico-regional, objetivos e potencialidades dessas
instituições internacionais, criadas no âmbito desses blocos regionais, em influenciar as
políticas regionais e nacionais de saúde. Metodologia: tendo em vista a ampla gama de
instituições internacionais que atuam de forma multisetorial na saúde, o estudo
apresenta aqueles órgãos cujas competências são estabelecidas nos tratados
constitutivos e decisões presidenciais e resoluções desses blocos. Para isso foi
realizada uma pesquisa documental e bibliográfica no âmbito das Instituições da União
Europeia e da Unasul. Resultados e Conclusão: um importante ponto de
questionamento diz respeito à existência ou não de um diálogo entre essas instituições
e os cidadãos dos blocos a que pertencem, uma vez que se parte do pressuposto que a
democracia deve ser uma regra implícita no ‘jogo’ internacional. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diplomacia em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Instituições internacionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | União Europeia | pt_BR |
Title | Instituições Internacionais de Saúde no Contexto Sub-Regional | pt_BR |
Alternative title | International Health Institutions in the Sub- Regional Context | pt_BR |
Alternative title | Instituciones Internacionales de Salud en el contexto subregional | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.17566/ciads.v5i1.264 | |
Abstract | Introduction: despite nuclear differences between the European Union
(EU) - supranational and the Union of South American Nations (UNASUR) -
intergovernamental blocks, in both regional health skills do not override the competences of the Member States. In the case of the European Union art. 4, § 2, k; art. 6, a; art. 168 of the Treaty on the Functioning of the EU, it gives only empowered to act as a complement to national policies; while in the Union of South American Nations, in articles
2nd and 3rd, f of its Constitutive Treaty, it stipulates the objective of building in a participatory and consensual manner an area of integration, so that consistently
Introduction: despite nuclear differences between the European Union (EU) - supranational and the Union of South American Nations (UNASUR) - intergovernamental blocks, in both regional health skills do not override the competences of the Member States. In the case of the European Union art. 4, § 2, k; art. 6, a; art. 168 of the Treaty on the Functioning of the EU, it gives only empowered to act as a complement to national policies; while in the Union of South American Nations, in articles
2nd and 3rd, f of its Constitutive Treaty, it stipulates the objective of building in a participatory and consensual manner an area of integration, so that consistently
independent States can ensure universal access to health services to their populations. In this way, the aim is to check the powers, the regional historical Constitution, goals and potential of these international institutions, created within the framework of those regional blocs, in influencing the regional and national health policies. Methodology: in view of the wide range of international institutions that act in a multisectoral form in health, the study presents those bodies whose competences are laid down in the founding treaties and presidential decisions and resolutions of these
blocks. Results and Discussion: thus it was done a bibliographical and documentary
research within the EU and Unasur institutions. An important point of questioning relates to whether or not there is a dialogue between these institutions and the citizens of the
blocks to which they belong, since it is assumed that democracy must be an implicit rule in the international "game". | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Introducción: a pesar de las diferencias nucleares entre los bloques de la
Unión Europea (UE) - supranacional y la Unión de las Naciones Sud-americanas
(UNASUL) - intergubernamental, en ambos las competencias regionales en materia
sanitaria no se sobrepone las competencias de los Estados-miembros. En el caso de la
Unión Europea los art. 4, §2, k; art. 6, a; art. 168 del Tratado sobre el Funcionamiento de
la UE confiere apenas poderes para actuar en complemento de las políticas nacionales;
mientras en la Unión de Naciones Sud-americanas, en los artículos 2º y 3º, f de su
Tratado Constitutivo predice como objetivo construir, de manera participativa y
consensual, un espacio de integración, para que de forma consecuente los Estados
independientes puedan garantizar el acceso universal a los servicios de salud a su
población. Metodología: de esa forma, el objetivo es verificar las competencias, la
constitución histórico-regional, objetivos y potencialidades de esas instituciones
internacionales, creadas en el ámbito de esos bloques regionales, en influenciar las
políticas regionales y nacionales de salud. Dada la amplia gama de instituciones
internacionales que actúan de forma multisectorial en la salud, el estudio presenta
aquellos organismos cuyas responsabilidades son establecidas en los tratados
constitutivos y decisiones presidenciales y resoluciones de esos bloques. Para eso fue
realizada una investigación documental y bibliográfica en el ámbito de las Instituciones
de la Unión Europea y de la Unasul. Resultados y Discusión: un importante punto de
cuestionamiento dice respecto a la existencia o no de un dialogo entre esas instituciones
y los ciudadanos de los bloques a los que pertenecen, una vez que se asume que la
democracia debe ser una regla implícita en el “juego” internacional. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário. São Paulo, SP, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Diplomacy | pt_BR |
Subject | International Institutions | pt_BR |
Subject | European Union | pt_BR |
Subject in Spanish | Diplomacia en Salud | pt_BR |
Subject in Spanish | Instituciones internacionales | pt_BR |
Subject in Spanish | Unión Europea | pt_BR |
DeCS | Diplomacia | pt_BR |
DeCS | União Europeia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |