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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14544
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
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ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS PELO SAMU/OLINDA: PERFIL E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, 2009 A 2011
Coelho, Jeane Grande Arruda de Miranda | Data do documento:
2013
Título alternativo
Traffic Accidents responded by SAMU/Olinda: profile and spatial distribution, 2009 to 2011Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
Resumo
Os acidentes de trânsito constituem um sério problema de saúde pública. Por isso, entraram na agenda da saúde mundial e brasileira para que se obtenha a redução de sua morbimortalidade. O município de Olinda acompanha o perfil nacional e estadual ao considerar os acidentes de trânsito como problema a ser enfrentado. O presente trabalho propôs-se descrever o perfil dos acidentes de trânsito atendidos no SAMU/Olinda e a sua distribuição espacial no triênio de 2009 a 2011. Tratou-se de um estudo realizado em duas partes: um estudo descritivo para a construção do perfil das vítimas e das ocorrências por acidentes e um estudo ecológico de múltiplos grupos para análise espacial. Foram calculadas as freqüências absolutas e relativas das variáveis selecionadas para análise do perfil epidemiológico e calculado o teste Qui-quadrado, quando aplicável. Na análise espacial foram utilizadas a Estimativa Kernel e a Estatística de Moran. Como resultados no triênio analisado destacam-se como principais vítimas: homens (69,7 por cento), na faixa-etária de 20 a 39 anos (60,4 por cento), motociclistas (65,8 por cento) e pedestres (23,1 por cento). Observou-se que as ocorrências foram mais freqüentes nos fins de semana, no turno da noite, no mês de fevereiro e nos bairros do Distrito I. Enquanto, em 2009, a maior parte das ocorrências eram encaminhadas ao Recife; em 2011, mais de 50 por cento foram encaminhadas a Olinda. A região de Fragoso, próximo ao Terminal Integrado e Passageiros da PE-15, a região dos bairros do Carmo, Varadouro e Santa Tereza (Giradouro) ainda continuam como críticas considerando estudos anteriores (2006-2007). Para os motociclistas, as regiões de Aguazinha e Peixinhos (Avenida presidente Kennedy) e os bairros de Casa Caiada e Bairro Novo (Avenidas Getúlio Vargas e Ministro Marcos Freire) somam-se as anteriores como locais críticos.Ressalta-se a necessidade de intervenções no grupo de risco identificado; planejamento de melhorias visando a educação no trânsito; reformular a ficha de atendimento
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