Advisor | Campos, Carlos Eduardo Aguilera | pt_BR |
Author | Castells, Maria Alicia | |
Access date | 2016-07-13T19:02:06Z | |
Available date | 2016-07-13T19:02:06Z | |
Document date | 2014 | pt_BR |
Citation | CASTELLS, Maria Alicia. Estudo dos programas de residência médica em medicina de família e comunidade do Rio de Janeiro: a questão da preceptoria. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14860 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho aborda a prática de preceptoria nos Programas de Residência Médica em
Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) do Rio de Janeiro. Em 2012 foi
iniciada nestes programas uma nova organização do processo de trabalho do residente e
do preceptor. O residente passou a assumir, sob supervisão, as atribuições de médico da
equipe de saúde da família, e o preceptor diminuiu suas atividades assistenciais para
ampliar sua responsabilidade pelo processo de ensino-aprendizagem dos residentes. O
objetivo principal deste trabalho foi realizar um estudo descritivo da preceptoria nestes
programas, com base na percepção do preceptor sobre a sua agenda de trabalho e sobre
as suas atribuições. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo, com uma abordagem
quanti e qualitativa; foram utilizadas as técnicas de grupo focal e aplicação de
questionário com perguntas fechadas para construção do perfil geral dos preceptores. A
análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, tecendo-se uma relação
com as referências da literatura. Foram realizados três grupos focais com presença de 15
preceptores dos 4 diferentes PRMMFC do RJ. Observa-se que a agenda de trabalho do
preceptor ainda é pouco estruturada, ficando sujeito a presença de várias demandas
externas à atividade de formação. Na agenda de trabalho do preceptor, além das
atividades de formação e acompanhamento do residente, são identificadas atividades de
gestão do serviço e atividades referentes à responsabilidade técnica. Os preceptores
acabam também assumindo a responsabilidade por atendimentos médicos, assumindo
um lugar de suporte ao residente e ao serviço de saúde como um todo. Na relação com o
residente, a supervisão do atendimento clínico individual é destacada como a atividade
central da preceptoria. Em relação às atribuições necessárias para a preceptoria,
observa-se ainda uma falta de apropriação conceitual em relação à discussão
pedagógica, apesar de identificarem-se experiências de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. A questão de ser uma referência técnica, com competência profissional
na especialidade, é assumida pelos preceptores como uma atribuição, ao mesmo tempo
em que são críticos a idéia de terminalidade na formação profissional. Identifica-se uma
dificuldade de compreensão em relação à responsabilidade pela formação ética do
residente, existindo dúvidas entre os preceptores sobre a sua importância e a sua relação
com o processo educativo do aprendiz. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internato e Residência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tutoria | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Médica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
Title | Estudo dos programas de residência médica em medicina de família e comunidade do Rio de Janeiro: a questão da preceptoria | pt_BR |
Alternative title | Study of medical residency programs in family and community medicine Rio de Janeiro: the issue of preceptorship | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This research discusses the practice of preceptorship in Residency Programs in Family
and Community Medicine of Rio de Janeiro. In 2012, a new process was initiated in the
program for residents and instructors. The resident has assumed, under supervision, the
duties of a family health team physician, and the instructor has diminished assisting
activities, in order to enhance their responsibilites in the process of practice-learning for
the resident. The main objective of this research was to create an in-depth study of the
teaching methods of these programs, based on the training of the instructor in his or her
work schedule, and in his or her duties. Comprehensive and qualitative research has
been accomplished. The techniques of focus groups were utilized, and a survey given
with closed questions, for the development of a general profile of the instructors. Three
focus groups were formed, with 15 instructors present, from 4 different Residency
Programs in Family and Community Medicine of RJ. Note that the instructor's work
schedule is not yet fully developed, due to various external factors in the vocational
training. In the instructor's Schedule – beyond the training activities and the
accompanying resident – the coordination of services and activities related to technical
issues has been identified. Instructors will end up also assuming responsibility for the
medical care, as well as support for the resident and the health services as a whole. In
relation to the resident, the supervision of the individual clinical care remains the central
activity of the instructor. As for the necessary attributes for preceptorship, note that
there is still a lack of conceptual appropriations in relation to the pedagogical
discussion, in spite of having identified experients in active methodologies of hands-on
learning. As for the issue of being a technical reference, having professional
competency in a specialized field is assumed as an attribute of the instructor. At the
same time, it is critical the idea of completion of training. A misunderstanding has been
identified in relation to the responsibility for ethical training of the residents. Doubts
exist among instructors regarding their importance and relationship to the education
process of the learner. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Preceptorship | en |
Subject | Internship and Residency | en |
Subject | Education, Medical | en |
Subject | Family Practice | en |
DeCS | Internato e Residência | pt_BR |
DeCS | Tutoria | pt_BR |
DeCS | Educação Médica | pt_BR |
DeCS | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
DeCS | Atenção Primária à Saúde/recursos humanos | pt_BR |