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Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
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PATTERNS OF ACCESS TO INFORMATION ON PROTECTION AGAINST UV DURING THE BRAZILIAN SUMMER: IS THERE SUCH A THING AS THE "SUMMER EFFECT"?
Câncer de pele
Prevenção primária
Meios de comunicação em massa
Alternative title
Padrões de acessos a informações sobre proteção antiUV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?Affilliation
Instituto Nacional de Câncer. Coordenadoria de Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e VIgilância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e VIgilância. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Padrões de buscas na internet (queries)
vinculados a “janelas” de interesses coletivos têm
sido objeto de crescente investigação no campo da
saúde pública. O presente artigo pretende identificar
padrões de queries acerca de informações
sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva
à radiação UV – o que aqui chamamos de
“efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do
Instituto Nacional de Câncer – notória fonte de
recursos informativos sobre prevenção – foi usado
um software (Log analyzer) que mensura o volume
de acessos a conteúdos específicos. Durante
48 meses foram acompanhadas as páginas sobre
proteção da pele e autoexame (páginas de interesse).
Observou-se que, embora a média de acessos
tenha crescido significativamente, os resultados da
análise de variância não mostraram diferenças
significativas entre os realizados no verão e os feitos
nos demais meses (p = 0,7491). A percepção da
intensa exposição ao sol de verão não incentivou
interesse suplementar por buscas sobre prevenção.
Discute-se se a dissonância entre o conhecimento
individual acerca do próprio estado de saúde em
relação às medidas ligadas à sua preservação, pois
talvez exerçam “influências antiprevenção” sobre
o interesse coletivo a respeito da proteção da saúde.
Abstract
Internet search patterns associated with "windows" of collective interest have been increasingly investigated in the field of public health. This article sets out to identify search patterns relating to the quest for information on skin protection after the perception of excessive exposure to UV radiation - the so-called "summer effect" as it is commonly referred to in Brazil. To calculate the number of hits on the Brazilian National Cancer Institute website - a renowned source of information resources on prevention - log analyzer software was used to measure the volume of hits on specific content pages. The pages on skin protection and self-examination (pages of interest) were monitored over a 48-month period. It was seen that, although the monthly average of hits on pages of interest revealed statistically significant annual growth, the results for the analysis of variance showed no significant differences between the number of hits in the summer compared with other months (p = 0.7491). In short, the perception of intense exposure to the summer sun did not encourage further interest to search for information on prevention.
Keywords in Portuguese
Internet e saúdeCâncer de pele
Prevenção primária
Meios de comunicação em massa
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