Author | Alves, Marcelo Paraíso | |
Author | Figueiró, Ronaldo | |
Author | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Access date | 2016-07-14T11:31:12Z | |
Available date | 2016-07-14T11:31:12Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | ALVES, Marcelo Paraíso; FIGUEIRÓ, Ronaldo; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Práticas corporais e Educação Ambiental crítica: possíveis intervenções no cotidiano escolar. Revista Ciências&Ideias, v.6, n.1, p.14-25, Jan./Jun. 2015. | pt_BR |
ISSN | 2176-1477 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14870 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo do presente relato de experiência foi refletir sobre possíveis indícios ou sinais de práticas emancipatórias em Educação Ambiental (EA) no IFRJ-VR, tendo como centralidade a concepção de currículos praticados (OLIVEIRA, 2003). A metodologia se desenvolveu a partir de quatro momentos que não estão estanques, mas enredados, de forma complementar: primeiro, a ação interdisciplinar entre os vários campos do saber (Educação Física, Filosofia, Biologia e Geografia); segundo, os procedimentos realizados para as inserções nas Áreas de Proteção Ambiental; terceiro, as ações metodológicas realizadas para a apreensão dos dados da pesquisa (questionários, avaliação dos seminários dos alunos, apreensão de imagens durante as visitas, os trabalhos realizados pelos alunos – vídeos temáticos e projetos aplicáveis. Por fim, a utilização do método indiciário na tentativa de captar nos instrumentos utilizados as pistas e sinais reveladores das práticas realizadas no IFRJ-VR na tentativa de estabelecer uma aproximação junto aos pressupostos da EA Crítica e em decorrência ao Conhecimento Prudente. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino em Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Esporte na Natureza | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
Title | Práticas corporais e Educação Ambiental crítica: possíveis intervenções no cotidiano escolar | pt_BR |
Alternative title | Body Practices Critical Environmental Education: Possible Intervention in School Everyday | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | The aim of this report was to reflect about the possible clues or signs of emancipatory practices in environmental education in IFRJ-VR, which has to central plane the concept about practiced curriculum. The methodology has four moments which possess a complementary way: first, the interdisciplinary approach between the various fields of knowledge (Physical Education, Philosophy, Biology and Geography); second, the procedures for the inserts in the Environmental Protection Areas; thirdly, the methodological steps taken to arrest the survey data (questionnaires, evaluation of students' seminars, seizure of images during visits, the work done by students - themed videos and applicable projects. Finally, the use of indiciary method in the attempt to capture the clues and reveal the practices performed in IFRJ-VR in trying to establish a rapprochement with the assumptions of Critical Enviromental Education and to Prudent Knowledge signals. | pt_BR |
Affilliation | UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Campus Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Teaching of science | pt_BR |
Subject | Sports in nature | pt_BR |
Subject | Environmental Education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |