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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12977]
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PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Alternative title
Body Practices Critical Environmental Education: Possible Intervention in School EverydayAffilliation
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Campus Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil.
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do presente relato de experiência foi refletir sobre possíveis indícios ou sinais de práticas emancipatórias em Educação Ambiental (EA) no IFRJ-VR, tendo como centralidade a concepção de currículos praticados (OLIVEIRA, 2003). A metodologia se desenvolveu a partir de quatro momentos que não estão estanques, mas enredados, de forma complementar: primeiro, a ação interdisciplinar entre os vários campos do saber (Educação Física, Filosofia, Biologia e Geografia); segundo, os procedimentos realizados para as inserções nas Áreas de Proteção Ambiental; terceiro, as ações metodológicas realizadas para a apreensão dos dados da pesquisa (questionários, avaliação dos seminários dos alunos, apreensão de imagens durante as visitas, os trabalhos realizados pelos alunos – vídeos temáticos e projetos aplicáveis. Por fim, a utilização do método indiciário na tentativa de captar nos instrumentos utilizados as pistas e sinais reveladores das práticas realizadas no IFRJ-VR na tentativa de estabelecer uma aproximação junto aos pressupostos da EA Crítica e em decorrência ao Conhecimento Prudente.
Abstract
The aim of this report was to reflect about the possible clues or signs of emancipatory practices in environmental education in IFRJ-VR, which has to central plane the concept about practiced curriculum. The methodology has four moments which possess a complementary way: first, the interdisciplinary approach between the various fields of knowledge (Physical Education, Philosophy, Biology and Geography); second, the procedures for the inserts in the Environmental Protection Areas; thirdly, the methodological steps taken to arrest the survey data (questionnaires, evaluation of students' seminars, seizure of images during visits, the work done by students - themed videos and applicable projects. Finally, the use of indiciary method in the attempt to capture the clues and reveal the practices performed in IFRJ-VR in trying to establish a rapprochement with the assumptions of Critical Enviromental Education and to Prudent Knowledge signals.
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