Browsing IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso by Subject "Ensino"
Now showing items 1-8 of 8
-
Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino médio
| Date Issued: 2019O Ensino de Botânica é marcado por problemas como o desinteresse e o distanciamento dos alunos, por ter uma abordagem conteudista e desinteressante, além disso, a própria falta de relação, que nós seres humanos, temos com ... -
Análise do conteúdo e da abordagem do tema imunologia nos livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
| Date Issued: 2018No contexto brasileiro, os livros didáticos (LD) exercem grande influência na concepção de conteúdos abordados, sendo muitas vezes o único recurso didático de apoio para o professor e para os alunos, tendo uma função ... -
Conferência sobre Meio Ambeinte na escola: uma estratégia pedagógica de Educação Ambiental
| Date Issued: 2014A Educação Ambiental possui papel fundamental para mudança de percepção, de atitudes e valores, por provocar um novo olhar, haja vista que a maioria dos problemas ambientais é consequência da percepção ambiental inadequada. ... -
Ensino de botânica na Fiocruz: proposta de guia de visitação e uso dos jardins como estratégia didática e investigativa para o ensino de biologia
| Date Issued: 2019O ensino de biologia no Brasil tem passado por profundas mudanças ao longo do tempo. Muitas delas voltadas para a pesquisa que busca compreender os aspectos que norteiam os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos ... -
Guia, chave dicotômica e roteiro de aula prática para identificação de gastrópodes terrestres systellommatophora e stylommatophora
| Date Issued: 2018A grande maioria das lesmas e caracóis terrestres são gastrópodes pulmonados, classificados principalmente nas clássicas ordens Systellommatophora e Stylommatophora. Ambos os grupos podem desempenhar papel importante na ... -
Intervenção didática sobre intoxicação alimentar em ambiente escolar: conhecimentos prévios e cuidados com os alimentos
| Date Issued: 2017As transformações do mundo contemporâneo provocaram mudanças significativas na alimentação, no preparo das refeições e nos hábitos alimentares. Os alimentos são , possíveis veículos para agentes infecciosos e tóxicos. Podem ... -
A leitura da produção de Lygia Clark em uma proposição transdisciplinar entre ciência e arte no âmbito do ensino na primeira infância
| Date Issued: 2019A proposta de uma educação atrelada às investigações, experimentações, trocas, presença e afeto, proporciona para o sujeito vida em querer estar entregue ao que se estuda e ao que se passa até ele. Neste trabalho, a costura ... -
Uma revisão integrativa sobre ciência e arte no ensino de ciências e saúde
| Date Issued: 2019O Ensino de Ciências se faz presente na nossa civilização desde o século XIX, mas no Brasil apresenta diversos problemas como, por exemplo, a desmotivação de estudantes e docentes, além da forma descontextualizada e ...