Author | Torres, Heloisa de Carvalho | |
Author | Franco, Laercio Joel | |
Author | Stradioto, Mayra Alves | |
Author | Hortale, Virginia Alonso | |
Author | Schall, Virgínia Torres | |
Access date | 2014-12-10T10:37:26Z | pt_BR |
Access date | 2016-08-17T17:54:34Z | |
Available date | 2014-12-10T10:37:26Z | pt_BR |
Available date | 2016-08-17T17:54:34Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | TORRES, H. de C. et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 291- 298. 2009. | pt_BR |
ISSN | 1518-8787 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15297 | |
Abstract in Portuguese | OBJETIVO: Comparar a efetividade de estratégias, em grupo e individual, de programa educativo em diabetes.
MÉTODOS: Cento e quatro pacientes com diabetes tipo 2, atendidos no ambulatório e com seguimento em programa educativo de hospital de Belo Horizonte (MG), foram aleatoriamente recrutados e alocados em dois grupos: educação em grupo (n=54) e individual (n=50). A educação em grupo consistia de três encontros mensais, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas. Simultaneamente, o outro grupo era acompanhado individualmente. O acompanhamento ocorreu por seis meses durante o ano de 2006, sendo avaliados por questionários específicos: conhecimentos em diabetes, atitudes psicológicas, mudança de comportamento, qualidade de vida. Foi realizada avaliação clínica no tempo inicial, depois de três e seis meses da intervenção.
RESULTADOS: A média de idade dos pacientes era de 60,6 anos. Os resultados da educação em grupo e individual foram semelhantes no teste de atitudes, mudança de comportamento e qualidade de vida. Observou-se redução nos níveis de HbA1c nos dois grupos, entretanto apenas no de educação em grupo a diferença apresentou significância estatística (p= 0,012).
CONCLUSÕES: As duas estratégias do programa educativo em diabetes foram efetivas, porém a educação em grupo apresentou melhores resultados de controle glicêmico do que a individual. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diabetes mellitus tipo 2 | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação de pacientes como assunto | pt_BR |
Subject in Portuguese | Autocuidado | pt_BR |
Subject in Portuguese | Participação do paciente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Grupos de Autoajuda | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Conhecimentos, atitudes e prática em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação de programas e projetos de saúde | pt_BR |
Title | Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes | pt_BR |
Alternative title | Evaluación estratégica de educación en grupo e individual en el programa educativo en diabetes | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of a diabetes education program | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S0034-89102009005000001 | |
Abstract | OBJECTIVE: To compare the effectiveness of individual and group strategies in a diabetes education program.
METHODS: A total of 104 type-2 diabetes outpatients enrolled in an education program of a teaching hospital in Belo Horizonte, Southeastern Brazil, were randomly selected and assigned to two different education strategies: group education (54 subjects) and individual education (50 subjects). Group education comprised three monthly sessions, which involved play and interactive dynamics. In parallel, a second group received individual education. Subjects were follow up for six months during 2006 and they were evaluated using specific questionnaires: knowledge of diabetes, psychological attitudes, change in behavior, quality of life. Clinical evaluation was performed at baseline, three and six months of intervention.
RESULTS: Mean age was 60.6 years. The results of group and individual education were similar in the assessment tests of attitude, change of behavior and quality of life. A reduction in HbA1c levels was seen in both groups, but a statistically significant difference (p=0.012) was found only in the group education.
CONCLUSIONS: Both strategies of diabetes education were effective, however, group education was more effective than individual education for blood glucose control. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | OBJETIVO: Comparar la efectividad de estrategias, en grupo e individual, de programa educativo en diabetes.
MÉTODOS: Ciento y cuatro pacientes con diabetes tipo 2, atendidos en el ambulatorio y con seguimiento en programa educativo de hospital de Belo Horizonte (Sureste de Brasil), fueron reclutados al azar y distribuidos en dos grupos: educación en grupo (n=54) e individual (n=50). La educación en grupo consistía de tres encuentros mensuales, en los cuales se desarrollaban dinámicas lúdicas e interactivas. Simultáneamente, el otro grupo era acompañado individualmente. El acompañamiento ocurrió por seis meses durante el año de 2006, siendo evaluados por cuestionarios específicos: conocimientos en diabetes, actitudes psicológicas, cambio de comportamiento, calidad de vida. Fue realizada evaluación clínica en el tiempo inicial, después de tres y seis meses de intervención.
RESULTADOS: El promedio de edad de los pacientes era de 60,6 años. Los resultados de la educación en grupo e individual fueron semejantes en la prueba de actitudes, cambio de comportamiento y calidad de vida. Se observó reducción en los niveles de HbA1c en los dos grupos, mientras que en el de educación en grupo la diferencia presentó significancia estadística (p=0,012).
CONCLUSIONES: Las dos estrategias del programa educativo en diabetes fueron efectivas, sin embargo, la educación en grupo presentó mejores resultados de control glicérico en comparación con la individual. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brasil | pt_BR |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil | pt_BR |
Affilliation | Pontifícia de Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Matemática. Belo Horizonte, MG, Brasil | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil | pt_BR |
Subject | Diabetes mellitus, type 2 | pt_BR |
Subject | Patient education as topic | pt_BR |
Subject | Self care | pt_BR |
Subject | Patient participation | pt_BR |
Subject | Self-help groups | pt_BR |
Subject | Health education | pt_BR |
Subject | Health knowledge, attitudes, practice | pt_BR |
Subject | Program evaluation. | pt_BR |
Subject in Spanish | Diabetes mellitus tipo 2 | pt_BR |
Subject in Spanish | Educación del paciente como asunto | pt_BR |
Subject in Spanish | Autocuidado | pt_BR |
Subject in Spanish | Participación del paciente | pt_BR |
Subject in Spanish | Grupos de autoayuda | pt_BR |
Subject in Spanish | Educación en salud | pt_BR |
Subject in Spanish | Conocimientos, actitudes y práctica en salud | pt_BR |
Subject in Spanish | Evaluación de programas y proyectos de salud | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |