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Title: Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes
Other Titles: Evaluación estratégica de educación en grupo e individual en el programa educativo en diabetes
Evaluation of a diabetes education program
Authors: Torres, Heloisa de Carvalho
Franco, Laercio Joel
Stradioto, Mayra Alves
Hortale, Virginia Alonso
Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil
Pontifícia de Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Matemática. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract: OBJETIVO: Comparar a efetividade de estratégias, em grupo e individual, de programa educativo em diabetes. MÉTODOS: Cento e quatro pacientes com diabetes tipo 2, atendidos no ambulatório e com seguimento em programa educativo de hospital de Belo Horizonte (MG), foram aleatoriamente recrutados e alocados em dois grupos: educação em grupo (n=54) e individual (n=50). A educação em grupo consistia de três encontros mensais, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas. Simultaneamente, o outro grupo era acompanhado individualmente. O acompanhamento ocorreu por seis meses durante o ano de 2006, sendo avaliados por questionários específicos: conhecimentos em diabetes, atitudes psicológicas, mudança de comportamento, qualidade de vida. Foi realizada avaliação clínica no tempo inicial, depois de três e seis meses da intervenção. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes era de 60,6 anos. Os resultados da educação em grupo e individual foram semelhantes no teste de atitudes, mudança de comportamento e qualidade de vida. Observou-se redução nos níveis de HbA1c nos dois grupos, entretanto apenas no de educação em grupo a diferença apresentou significância estatística (p= 0,012). CONCLUSÕES: As duas estratégias do programa educativo em diabetes foram efetivas, porém a educação em grupo apresentou melhores resultados de controle glicêmico do que a individual.
Abstract: OBJECTIVE: To compare the effectiveness of individual and group strategies in a diabetes education program. METHODS: A total of 104 type-2 diabetes outpatients enrolled in an education program of a teaching hospital in Belo Horizonte, Southeastern Brazil, were randomly selected and assigned to two different education strategies: group education (54 subjects) and individual education (50 subjects). Group education comprised three monthly sessions, which involved play and interactive dynamics. In parallel, a second group received individual education. Subjects were follow up for six months during 2006 and they were evaluated using specific questionnaires: knowledge of diabetes, psychological attitudes, change in behavior, quality of life. Clinical evaluation was performed at baseline, three and six months of intervention. RESULTS: Mean age was 60.6 years. The results of group and individual education were similar in the assessment tests of attitude, change of behavior and quality of life. A reduction in HbA1c levels was seen in both groups, but a statistically significant difference (p=0.012) was found only in the group education. CONCLUSIONS: Both strategies of diabetes education were effective, however, group education was more effective than individual education for blood glucose control.
Abstract in spanish: OBJETIVO: Comparar la efectividad de estrategias, en grupo e individual, de programa educativo en diabetes. MÉTODOS: Ciento y cuatro pacientes con diabetes tipo 2, atendidos en el ambulatorio y con seguimiento en programa educativo de hospital de Belo Horizonte (Sureste de Brasil), fueron reclutados al azar y distribuidos en dos grupos: educación en grupo (n=54) e individual (n=50). La educación en grupo consistía de tres encuentros mensuales, en los cuales se desarrollaban dinámicas lúdicas e interactivas. Simultáneamente, el otro grupo era acompañado individualmente. El acompañamiento ocurrió por seis meses durante el año de 2006, siendo evaluados por cuestionarios específicos: conocimientos en diabetes, actitudes psicológicas, cambio de comportamiento, calidad de vida. Fue realizada evaluación clínica en el tiempo inicial, después de tres y seis meses de intervención. RESULTADOS: El promedio de edad de los pacientes era de 60,6 años. Los resultados de la educación en grupo e individual fueron semejantes en la prueba de actitudes, cambio de comportamiento y calidad de vida. Se observó reducción en los niveles de HbA1c en los dos grupos, mientras que en el de educación en grupo la diferencia presentó significancia estadística (p=0,012). CONCLUSIONES: Las dos estrategias del programa educativo en diabetes fueron efectivas, sin embargo, la educación en grupo presentó mejores resultados de control glicérico en comparación con la individual.
Keywords: Diabetes mellitus, type 2
Patient education as topic
Self care
Patient participation
Self-help groups
Health education
Health knowledge, attitudes, practice
Program evaluation.
Keywords in spanish: Diabetes mellitus tipo 2
Educación del paciente como asunto
Autocuidado
Participación del paciente
Grupos de autoayuda
Educación en salud
Conocimientos, actitudes y práctica en salud
Evaluación de programas y proyectos de salud
keywords: Diabetes mellitus tipo 2
Educação de pacientes como assunto
Autocuidado
Participação do paciente
Grupos de Autoajuda
Educação em saúde
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Avaliação de programas e projetos de saúde
Issue Date: 2009
Citation: TORRES, H. de C. et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 291- 298. 2009.
DOI: 10.1590/S0034-89102009005000001
ISSN: 1518-8787
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Artigos de Periódicos

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