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DO DISCURSO AO PLANO: O AUTOMÓVEL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (1900-1946)
Costa, Renato da Gama-Rosa | Date Issued:
2013
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo é parte da tese de doutorado Entre avenida e rodovia: a história da avenida
Brasil (1906-1954), defendida em junho de 2006 no Programa de Pós-Graduação em
Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio
de Janeiro, sob orientação da Profª Drª Margareth da Silva Pereira. Neste artigo buscamos compreender as origens do uso predominante do automóvel em nossas cidades e como a forma urbana foi se moldando a partir da hegemonia do meio de transporte individual em detrimento do coletivo. Analisamos essa questão por meio da participação histórica de determinadas categorias de atores sociais, a saber, os engenheiros, os políticos e os urbanistas, nas ações em defesa do automóvel como meio de transporte urbano por excelência, sejam elas vinculadas ao automobilismo, ao rodoviarismo e/ou ao urbanismo. Nos interessa analisar os discursos e as práticas desses atores particularmente na Cidade do Rio de Janeiro, durantes as quatro primeiras décadas do século XX. Tal estudo foi de suma importância para que entendêssemos o contexto em foi aberta a avenida Brasil, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1939 e 1947. Nosso estudo espera, dentro da linha da recente história urbana carioca e brasileira, contribuir para que se compreenda como o planejamento urbano – ou a falta dele – levou a fazer dos eixos rodoviários, como a Avenida Brasil em particular, um dos emblemas da vida moderna.
Abstract
This article is part of our Doctorat thesis Entre avenida e rodovia: a história da avenida Brasil (1906-1954), presented in june 2006 at the Post-Graduation Program in Urbanism by the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo from Universidade Federal do Rio de Janeiro, with orientation from Margareth da Silva Pereira. This article aims to search the origins of the predominant use of the automobile in our cities and how the city urban form was being modeling by the hegemony of the individual transport in detriment of the coletive one. We analyse this matter by means of the historical participations of some especific categories of social actors, as to know, the engineers, the politicians and the urbanists, in the actions in deffense of the automobile as a legitimy urban way of transport, such as the ones linked to the automobilism, rodoviarism and/or to urbanism. We are interested in analyse the discourses and the actions of these actors mainly in the city of Rio de Janeiro during the first four decades of the XXth Century. This study was very important for us to understand in what context was opened the Brasil Avenue, in Rio de Janeiro, between 1939 and 1947. Finaly, our study aims to contribute in the re searchs of brazilian recent urban history to the comprehension of how the urban planning - or the lack of it – could make the streets, as the Brazil Avenue in particular, one the symbols of modern life.
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